Adriana Marinelli
Goiânia - Exatamente um ano depois do lançamento da Operação Tolerância Zero Para Som Automotivo em Aparecida de Goiânia (GO), a Secretaria de Meio Ambiente do município comemora o balanço positivo. Divulgados na tarde desta sexta-feira (17/1), os números mostram o bom resultado do trabalho feito nos últimos 365 dias, quando 504 carros foram apreendidos.
No ano passado, antes da operação, 90% das denúncias de poluição sonora em Aparecida de Goiânia eram referentes a som automotivo. Hoje, diante do trabalho intensificado, esse número reduziu para 30%.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Fábio Camargo, o trabalho será intensificado ainda mais, principalmente naqueles casos em que a equipe de fiscalização não consegue entrar em contato com o dono do carro, quando este estiver com som alto dentro de uma residência.
Secretário Fábio Camargo (Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia)
A partir desta semana, caso o fiscal não consiga apreender o veículo, uma multa será enviada para a casa, já que o proprietário da residência permitiu o som alto naquele local. A multa pode variar de R$ 900 a R$ 5 mil, e o veículo é liberado apenas após a retirada a fonte geradora do barulho, que neste caso é o som.
“Nossa intenção é reduzir mais ainda esses índices e dar ao povo aparecidense o sossego que lhe é reservado por lei", afirma o secretário. “A ordem do prefeito Maguito Vilela é dar qualidade de vida ao povo aparecidense, e qualidade de vida passa por uma noite tranquila, e é por isso que a luta irá continuar”, completa.