Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Praça elevada vai acolher até 250 mil fiéis | 25.05.14 - 07:29
(Foto: Afipe) Adriana Marinelli
Goiânia - Atualmente na fase de concretagem, a construção do novo e definitivo Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), completou dois anos no último mês de abril. A expectativa é que todo o trabalho tenha duração de dez anos, segundo informações da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). No entanto, não há data definida para que todas as obras sejam concluídas, já que o projeto depende integralmente de doação de devotos.
Realização A construção da nova Casa do Pai é a realização de um sonho para o padre Robson Oliveira, reitor da Basílica de Trindade. Em entrevista ao jornal A Redação, o padre afirmou estar realizado com a grandiosidade da obra.
“Este é um sonho não só meu, mas de todos os devotos do Divino Pai Eterno. Representa a força de uma devoção, a fé forte de um povo. Estamos concretizando, pouco a pouco, com a ajuda de cada devoto, esta obra de amor. Eu me sinto extremamente realizado e grato em fazer parte desta família que evangeliza mais e mais. Essa é a minha missão”, afirma.
Para o reitor do Santuário Basílica, o novo Santuário também garantirá o desenvolvimento social e religioso da região. “Não devemos pensar apenas na grandiosidade da obra ou na beleza arquitetônica. Estamos, na verdade, dando continuidade à missão de evangelizar e fortalecer a devoção. Com isso, também estamos contribuindo para o desenvolvimento religioso, social e econômico regional e nacional. Isso também nos faz perceber a contribuição que estamos dando para toda essa história que nasceu e cresce a partir de Trindade”, completa.
A obra
Quem passa pelas margens da rodovia GO-060 já consegue ver o projeto ganhando forma. De acordo com informações da Afipe, a obra passou por etapas importantes como a sondagem e preparação do terreno, drenagem, terraplenagem e as fundações do subtérreo, onde ficará o ossário e uma capela.
Ainda de acordo com a associação, está sendo realizada a fundação dos pilares da praça térrea, o que garantirá a base de sustentabilidade de todo o restante da obra. Essa é apenas uma das fases de construção do complexo do Novo Santuário, que terá subtérreo, praça térrea e praça elevada, além da própria edificação da igreja.
(Foto: Afipe)
“Queremos que o romeiro encontre um local apropriado, tranquilo e seguro para fazer suas orações, para suas demonstrações de fé, e para que se sinta acolhido na Casa do Pai”, afirma padre Robson.
Os filhos do Pai Eterno que queiram acompanhar de perto a construção do novo Santuário têm a oportunidade. A evolução dos trabalho pode ser vista de uma capela construída ao lado do campo de obras. O local fica aberto das 8h às 18h e tem recebido, diariamente, pessoas de várias partes do Brasil.
As obras também podem ser acompanhadas em tempo real. Clique aqui.
O novo Santuário Com capacidade para acomodar 6 mil pessoas sentadas e até 10 mil ao todo, a nova Casa do Pai está sendo levantada a um quilômetro de distância do atual Santuário Basílica. Na área externa, conforme está previsto, a praça elevada poderá acolher 250 mil devotos. Todo o complexo religioso terá 124 mil metros quadrados.
A grandiosa cúpula terá 94 metros de altura, o que equivale a um prédio de 30 andares. De acordo com o projeto, a igreja contará com 94 metros de altura. Haverá ainda um espaço para visitação da Imagem do Divino Pai Eterno e exposição do medalhão encontrado em 1840, que deu origem à devoção.
Segundo a Afipe, o projeto do novo Santuário inclui museu, onde será contada a história do santuário; sala dos milagres, auditório, local para queima de velas, lojas de produtos religiosos e espaços destinados à alimentação. O acesso à nova Casa do Pai vai ser por rampas laterais, escadas e elevadores. O estacionamento acomodará veículos de passeio, ônibus e carros de boi.
Confira a história do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno: