Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Luto

Mortes de figuras públicas marcam ano de 2014

Brasil perdeu ícones da política e da cultura | 17.08.14 - 17:03

Lorena Lara

Goiânia - Se no ano de 2012, o medo do fim do mundo se espalhou e teve até quem construísse abrigos, o ano de 2014 começa a assustar também, mas pela quantidade de mortes que já ocorreram. A perda mais recente, de Eduardo Campos, aconteceu na última quarta-feira (13/8), em um acidente aéreo na cidade de Santos.

Veja a lista com algumas figuras ilustres da cultura e da política que faleceram este ano.


 

Eduardo Campos

Eduardo Campos era candidato à presidência do Brasil pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e morreu em um acidente aéreo na cidade de Santos (SP). Junto com ele, estavam outras seis pessoas - um piloto, um copiloto e quatro membros da equipe de sua campanha. Aos 49 anos de idade recém-completados, Campos se mantinha no terceiro lugar das pesquisas de intenções de voto, ao lado da vice-candidata Marina Silva.

Leia mais:
Número de menções sobre Eduardo Campos cresceu 978% na internet
"Campos estava cheio de sonhos", afirma Marina Silva

 

Plínio de Arruda

Ex-deputado federal pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Plínio de Arruda Sampaio morreu no dia 8 de julho deste ano. O político, que lutava contra um câncer nos ossos, ficou conhecido em todo o Brasil quando foi candidato à Presidência da República em 2010. Plínio foi o quarto candidato mais votado, com 886.816 votos. Também foi promotor público e presidiu a Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA), além de dirigir o semanário Correio da Cidadania.
 
   

As artes brasileiras também tiveram seus momentos de luto em 2014. José Wilker e Paulo Goulart são algumas das perdas que deixam lacunas no teatro, na televisão e no cinema do Brasil.

José Wilker

Intérprete de papéis marcantes como Juscelino Kubitchek, na minissérie "JK", Giovanni Improtta, em "Senhora do Destino" e Luis Roque Duarte, em "Roque Santeiro", José Wilker morreu em 5 de abril, depois de sofrer um infato fulminante. Além da atuação na televisão, Wilker também participou de grandes obras do cinema. Dona Flor e seus Dois Maridos, Xica da Silva e Bye, Bye, Brasil são alguns dos longa-metragens dos quais participou. Ele também foi diretor de novelas e do seriado 'Sai de Baixo', da Rede Globo.

Leia mais:

Vítima de infarto, José Wilker morre no Rio de Janeiro
Paulo Goulart
 
Vítima de um câncer na região entre os pulmões, Paulo Goulart faleceu aos 81 anos de idade, em São Paulo. Nascido em Ribeirão Preto, em 1933, o ator acumulou prêmios em sua carreira pela atuação no cinema, teatro e televisão. Um dos últimos personagens que interpretou foi o Coronel Ricardo Amaral Neto, no longa O Tempo e o Vento, de 2012.
 
 
Outra morte que surpreendeu o Brasil foi a de Fausto Fanti, comediante conhecido por interpretar "Renato", da dupla Hermes & Renato na MTV Brasil. Ele foi encontrado morto no último dia 30 de julho e tinha 35 anos de idade. O humorista Canarinho também se juntou à lista de nomes que a televisão brasileira perdeu neste ano. Aos 86 anos de idade, o ator era conhecido por suas participações no programa A Praça é Nossa, do SBT.

Outros dois nomes relevantes na cobertura esportiva também faleceram em 2014 - o apresentador Maurício Torres e o comentarista esportivo Luciano do Valle faleceram, respectivamente, nos dias 31 de maio e 4 de julho.


 
Jair Rodrigues
 
Com a morte de Jair Rodrigues, a música brasileira também perdeu em 2014.  Aos 75 anos de idade, o cantor morreu em sua casa, em Cotia. Jair começou sua carreira no final dos anos 1950. Entre seus grandes sucessos estão Deixa isso pra lá, Irmãos Coragem e Orgulho de um Sambista. Um dos momentos mais marcantes de sua carreira foi o da parceira com Elis Regina, em 1965, no programa O Fino da Bossa, na TV Record. Outro grande momento da carreira de Jair foi a interpretação de 'Disparada', música composta por Geraldo Vandré, no Festival da Música de 1966.

Leia mais:
 
   

 
A literatura foi outra área que perdeu grandes nomes neste ano. Só nos primeiro semestre, morreram Gabriel García Marquez, João Ubaldo Ribeiro, Rubem Alves, Ariano Suassuna, Ivan Junqueira e Nadine Gordimer. Para a Academia Brasileira de Letras, foram três imortais perdidos.

Gabriel García Marquez
 
Colombiano, Gabriel García Marquez morreu aos 86 anos, devido a uma infecção pulmonar e das vias urinárias. O escritor estava em sua casa, na Cidade do México. "Gabo", como era conhecido por apelido, ganhou o Nobel de literatura em 1982, pelo conjunto de sua obra. Autor de grandes livros, como 'Cem anos de solidão', 'Memória de minhas putas tristes' e 'Amor nos tempos de cólera', ele enfrentava sérios problemas de memória. Também jornalista, García Marquez estendeu sua atuação ao cinema. Ele foi diretor e um dos fundadores da Escola Internacional de Cinema e Televisão, em Cuba.
João Ubaldo Ribeiro
 
Autor de Sargento Getúlio (1971), Viva o Povo Brasileiro (1984) e O Sorriso do Lagarto (1989), João Ubaldo Ribeiro morreu aos 73 anos de idade em sua casa, no Rio de Janeiro. O escritor venceu o Prêmio Jabuti por duas vezes, como Melhor Autor e também como Melhor Romance. Nascido na cidade de Itaparica, em 1941, João Ubaldo faleceu devido a uma embolia pulmonar.

Leia mais:
 
 
Ariano Suassuna
 
Paraibano nascido em João Pessoa, o escritor, dramaturgo e poeta morreu no dia 23 de julho, vítima de parada cardíaca. Ele fora submetido a uma cirurgia para colocação de drenos, com o objetivo de controlar a pressão intracraniana. Anteriormente, Ariano sofrera um acidente vascular cerebral (AVC). Sua obra mais conhecida, "Auto da Compadecida", recebeu adaptações para o cinema e para a televisão e foi considerada pelo crítico teatral Sábato Magaldi como "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro".

 
 
Fora do Brasil, grandes nomes também se foram. Baterista e um dos fundadores dos Ramones, Tommy Ramone morreu no dia 11 de julho. Aos 65 anos de idade, ele lutava contra um câncer. Outro grande nome que o rock 'n' roll perdeu em 2014 foi Franny Beecher, guitarrista de Bill Haley e Seus Cometas. Beecher é reconhecido por historiadores como um dos primeiros guitarristas solo do rock.

A dramaturgia norte-americanta é outra que sofreu grandes perdas - Lauren Baccal, Seymour Hoffman e Robin Williams são alguns dos que faleceram neste ano.


 
Lauren Bacall

Atriz da era de ouro de Hollywood, Lauren Bacall morreu no dia 12 de agosto, vítima de um derrame, aos 89 anos. Considerada uma atriz lendária, tornou-se ícone de moda e modelo de mulher moderna. De origem judaica, ela trocou seu nome, Betty Joan Perske, por um nome artístico, e assim tornou-se Lauren Bacall. A atriz trabalhou em clássicos como Assassinato no Orient-Express, O Último Pistoleiro e Palavras ao Vento.

Leia mais:

Morre Lauren Bacall, atriz da era de ouro de Hollywood
Robin Williams

O ator e comediante foi encontrado morto em sua casa, na Califórnia, no dia 12 de agosto. Robin Williams ganhou um Oscar em 1998, por Gênio Indomável. Por Uma Babá Quase Perfeita, ele ganhou o Globo de Ouro de melhor ator em comédia. Seus filmes marcaram a infância de quem viveu as décadas de 80 e 90. A.I. - Inteligência Artificial, Patch Adams - O Amor é Contagioso e Bom dia, Vietnã, são algumas das obras em que Williams trabalhou com sua atuação marcante.

Leia mais:

Robin Williams era um ator completo
Robin Williams foi diagnosticado com Parkinson, revela viúva do ator

 
Além de falecimentos isolados, acidentes de avião também somam grandes perdas. Dois vôos da Malaysia Airlines estão na lista de tragédias. Na Ucrânia, no dia 17 de julho, um avião com 298 pessoas a bordo caiu, sem sobreviventes. No mês de março, outra aeronave da companhia desapareceu com 293 passageiros. Em julho, um acidente com uma aeronave da TransAsia também caiu, deixando 47 mortos. No mesmo mês, 118 pessoas morreram com a queda de um avião da Air Algerie, no Mali.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351