Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Suspensão

Padre Luiz proibido de celebrar missas fora da paróquia

Pároco teria desobedecido arcebispo | 30.10.11 - 19:36 Padre Luiz proibido de celebrar missas fora da paróquia Até segunda ordem, padre Luiz Augusto está proibido de celebrar missas fora de sua paróquia (Foto: Blog Família Pioneira)
José Cácio Júnior

Transferido de paróquia em maio deste ano, o padre Luiz Augusto recebeu mais uma punição da Arquidiocese de Goiânia. Até segunda ordem, o paróco está proibido de celebrar missas fora da comunidade Athos, situada no Recreio dos Bandeirantes (extrema região Noroeste da capital), onde reside. A medida passou a valer desde sexta-feira (28/10) e visa coibir celebrações realizadas em outras localidades por padre Luiz, como pároco substituto.

Padre Luiz, conhecido pela forma austera com que comandou seus fiéis por 15 anos na igreja Sagrada Família, na Vila Canaã, confirmou a suspensão. No entanto, o religioso não quis comentar detalhes da decisão. "Para evitar mal entendidos, só conversarei sobre isso pessoalmente", disse ao telefone neste domingo, aparentando tranquilidade. O ato de suspensão foi lido em missas na capital neste domingo (30/10).

Desobediência
A desobediência de padre Luiz em relação às decisões do arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, é apontada por fontes ligadas à Igreja Católica como o motivo para aplicar a suspensão. Os atritos entre os dois é assunto recorrente no meio religioso. O pároco nega que tenha desrespeitado seu superior. "Fiz o voto de obediência, sei que preciso acatar as decisões da arquidiocese."

Pelas regras da Igreja Católica, padres que desobedecem aos seus superiores podem ser punidos. Geralmente a transferência de paróquia é a mais utilizada. Em casos mais graves, o pároco tem o dom da ordem (direito de celebrar missas, batizados, casamentos e outras cerimônias) suspenso.

Responsável pela Comunidade Athos, padre Luiz vinha celebrando missas em diversas igrejas da capital durante a semana como pároco substituto. As paróquias sempre ficavam lotadas. Muitos dos presentes são fiéis que participavam das celebrações na Paróquia Sagrada Família e agora acompanham as missas celebradas pelo pároco em Goiânia.

A transferência de padre luiz da paróquia Sagrada Família causou comoção nos fiéis da igreja. Abaixo-assinado, caminhadas, manifestações e audiência pública na Assembleia Legislativa foram algumas maneiras utilizadas pelos fiéis para tentar amolecer dom Washington de sua decisão.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 06.09.2012 19:58 milton carlospiton

    Dom Washington é que passou da hora de se aposentar, atualmente não está agregando nada à igreja católica de Goiânia, já, ao contrário, o Padre Luiz é um agregador e grande pregador. A inveja e o egoismo não deveriam irrigar os líderes de nossa igreja.

  • 25.03.2012 07:39 Luiz Gonzaga

    eu do meu ponto de vista catolico, nos deveriamos e punir o arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, na verdade, ele nao e dono do mundo, o Padre Luiz Augusto estar seguindo a ordem de Deus e nao do arcebispo, apear dele comondar a igraj por mais de 15 anos é tao intereessante que o pároco nao desrespeitau de forma alguma ao seu superior. "Fiz o voto de obediência, sei que preciso acatar as decisões da arquidiocese." Ele tem quie obedecer a ordem de Deus para cumprir sua missao. Agora nos vamos fazer um abaixo-assinado, caminharemos, manifestações e audiência pública na Assembleia Legislativa para que, de uma maneiro ou de outras maneiras utilizadas pelos fiéis para tentar afasstar o dom Washington da cidade de Goiania ou levaremos pessoalmente a CNBB, nós nao queremos mais o arcebispo em nossa cidade. Ele precisa ter AMOR que nao tem. A igreja precisa de muitos Padre como o Luiz Ausgusto, home usado por Deus e pelo diabo. Padre Luiz Augusto, estou contigo, lute, lute, lute a vitoria veras, Deus estar contigo, e vou pedir a todao comundiade para se revoltar com o arcebispo, ele nao dono do mundo.

  • 04.03.2012 02:22 rodolfo

    Sei que o povo fica meio revoltado, ficam revoltado porque veem estas ordem superios com olhares humano, pois, o bispo local representa a Igreja, então devemos obediencia ao superiores no caso deste assunto do bispo.

  • 13.02.2012 02:06 JORGE

    PROIBIDO NO MOMENTO DO CASAMENTO DE REALIZAR A CERIMÔNIA ELE PASSOU O DIA NO LIXÃO DE APARECIDA DE GOIÂNIA FAZENDO O QUE GOSTA, CUIDANDO DAS PESSOAS CARENTES, DEUS CERTAMENTE, ESCREVEU MAIS UMA PÁGINA DE SEU LIVRO SOBRE A GENEROSIDADE DO PADRE LUIZ, MAS NA TERRA O RECONHECIMENTO DE SUA GENEROSIDADE FOI MAIS UMA PUNIÇÃO, ESTUDADA E FEITA DE UMA FORMA QUE HUMILHA E DEGRADA A PESSOA. FALTOU RESPEITO COM OS NOIVOS, COM OS CONVIDADOS, COM OS CATÓLICOS DE GOIÂNIA. E COM O PADRE LUIZ EXCEDERAM COM TANTA MALDADE, FALTOU CARIDADE, FALTA DE DEUS NO CORAÇÃO. PROIBIR NA HORA DO CASAMENTO ...ISSO FOI ESTUDADO PARA SER ASSIM, HUMILHANTE. OCORREU DIA 11/02/2012 Fonte: http://familiapioneira.blogspot.com/

  • 13.02.2012 09:00 Adriano de Paula

    Bom dia Sr. arcebispo domzinho wochiton enquanto vc celebra missa para 40 pessoas o Padre LUIS AUGUSTO celebra para mais de 4.000 pessoas, vc não fica com vergonha do papelão que fez e ainda continua fazendo, se eu fosse vc faria igual jogador ruim nos campos nos jogos de final de semana pedia para ir ao banheiro e saia de fininho de Goias, se for possivel para outro Pais, que Deus tenha misericordia de sua pessoa, bispinho arrogante.

  • 13.02.2012 08:59 Adriano de Paula

    Bom dia Sr. arcebispo domzinho wochiton enquanto vc celebra missa para 40 pessoas o Padre LUIS AUGUSTO celebra para mais de 4.000 pessoas, vc não fica com vergonha do papelão que fez e ainda continua fazendo, se eu fosse vc faria igual jogador ruim nos campos nos jogos de final de semana pedia para ir ao banheiro e saia de fininho de Goias, se for possivel para outro Pais, que Deus tenha misericordia de sua pessoa, bispinho arrogante.

  • 11.02.2012 07:24 terezinha maria de jesus

    Padre Luiz que Deus te Abencoa e ti de a graca de ainda fazer melho du que SR ja fez aforca de Deus nao vai faltar rezei muito para oSR senpre ligava la C ,m atos vol cantinuar rezando muito pelo SR

  • 02.02.2012 03:45 Julio cesar

    Mais uma demonstração da política de ditadura desta Igreja Católica que por séculos atrasou o avanço da sociedade, até o padre está sendo perseguido, tento ficar longe destes assuntos, como Cético, mas esta proibição é o marco das mãos de ferro da ICAR.

  • 22.01.2012 06:11 Josue Setubal

    Gostaria de saber se o que o Padre Luis fez é tão grave para tamanha decisão. Pois sempre pregou o amor e dedicação ao sacerdocio, e com certeza se fosse hipocrita fundaria uma religião qualquer como é normal em pessoas desapontadas com a religião católica. E o caso do Padre Moacir da Paróquia Bom Jesus no Jardim Novo Mundo, qual foi a decisão do Bispo ou da Igreja? Simplesmente houve uma transferencia da igreja para outra em municipio não tão distante da capital, e o mesmo continuou com as mesmas funções sacerdotais. E isto caiu no esquecimento? Ou a igreja ignorou? Lembro-me que videos foram mostrados inclusive em redes nacionais, com atos impróprios aos costumes da igreja católica.

  • 17.01.2012 11:42 veronica

    eu quero que o padre luiz voute, por ele mesmo dice naci para ser PADRE

  • 16.01.2012 04:52 Claudimar Afonso Rezende

    não jugue a igreja ,pela atitude errada do padre ou do bispo, nos devemos é rezar por todos.

  • 15.01.2012 07:13 Edu Farias

    Padre, aproveite e saia dessa babilônia, faça como Lutero fez, se liberte desse julgo de idolatria. Jesus Cristo salva, só Ele morreu na cruz por nós, o senhor conhece a bíblia. Liberte-se de Roma. “Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias” Martinho Lutero

  • 15.01.2012 01:04 luiz roberto

    assim como jesus foi perseguido pelo seu povo ,por amar sem limites.O padre Luiz é perseguido pela sua propia igreja por amar como jesus amou.Antes eu era católico só de batismo, o padre Luiz me ensinou a amar a igreja católica ,o testemunho do padre Luiz só faz cresçer a minha FÉ EM JESUS

  • 11.01.2012 02:13 Cassia Helen

    Amanhã 12/01 no Diario da Manhã " O PADRE QUE ENGOLIU A IGREJA." Artigo de Rosenwal Ferreira.

  • 11.01.2012 02:09 Cassia Helen

    Queremos o nosso querido padre Luíz Augusto celebrando por favor! Não percam amanhã no DM o artigo escrito por Rosenwal Ferreira " O padre que engoliu a igreja".

« Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próxima »
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351