Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Estado de alerta

Profissionais alertam população goiana sobre o tempo seco

Umidade do ar já registrou 17% em Goiás | 28.08.14 - 08:16 Profissionais alertam população goiana sobre o tempo seco (Foto: Eduardo Ferreira)
 
A Redação
 
Goiânia - A umidade do ar no Estado de Goiás tem ficado entre 17% a 20%, chegando algumas vezes a 30%, bem longe do ideal, acima de 60%.

Os órgãos ligados à saúde e à defesa civil caracterizam o momento como Estado de Alerta e/ou Estado de Atenção e apresentam algumas recomendações, como evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água, permanecer, sempre que possível, em locais protegidos do sol e consumir água à vontade.
 
Segundo previsão do Sistema de Meteorologia e Hidrologia da Sectec, a massa de ar seco e frio deverá perder intensidade esta semana. Nesta quinta-feira, dia 28, a passagem de uma frente fria vinda do Sul do País deverá provocar um aumento na umidade do ar, com formação de nuvens e possibilidade de algumas pancadas de chuva em parte da Região Central, explica Rosidalva Lopes, superintendente de Políticas e Programas da Sectec.
 
O pneumologista e diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Geral de Goiânia, Marcelo Rabahi, também faz recomendações para garantir uma melhoria na qualidade de vida. Para ele, a hidratação contínua e prolongada ainda é o melhor remédio para prevenir o agravamento das doenças respiratórias, comuns nessa época do ano.
 
Segundo Marcelo Rabahi, estudos feitos na Universidade Federal de Goiás mostram aumento de até 100% no número de atendimentos por conta de problemas respiratórios nesse período. “Com o ar ficando mais seco, é comum se irritar nariz, garganta, traqueia e os brônquios”, ressalta ele. Uma outra pesquisa feita no Cais do Novo Horizonte mostrou que, em épocas normais, os atendimentos respiratórios representam de 12 a 14% do total registrado. Nessa época, esse número chega a atingir até 30% dos atendimentos.
 
Para que a população sofra menos impactos negativos, a recomendação principal do pneumologista é que as pessoas se hidratem sempre e umidifiquem os ambientes. Quando a pessoa sentir que houve uma piora no seu rendimento respiratório, é necessário procurar um atendimento médico imediato. Aqueles que fazem atividade física ao ar livre, como caminhada e corrida, precisam se hidratar mais do que o habitual. Se antes a pessoa costumava tomar um copo de água a cada volta, agora é hora de tomar dois ou mais, finaliza Marcelo Rabahi.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351