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About Social Media

Publicitantes realiza evento sobre social media em Goiânia

Blog trouxe convidados de fora do Estado | 30.08.14 - 20:08 Publicitantes realiza evento sobre social media em Goiânia .
Lorena Lara

Goiânia - 
Dois anos de existência foram mais do que suficientes para que os goianos do Publicitantes tivessem reconhecimento nacional. O blog surgiu em 2012 com o objetivo de divulgar o mercado de marketing e publicidade para fora de Goiás.

Para criar e reforçar o diálogo entre profissionais da comunicação no país, o Publicitantes realizou, neste sábado (29/8), o About Social Media. Com sete convidados que atuam no mercado goianiese, temas como "Planejamento em Redes Sociais", "Gerenciamento de Crises" e "Mídia Online" foram apresentados e discutidos para uma platéia que lotou o auditório da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (FAEG).

Marcel Bely, que faz parte do time de social media da Prefeitura de Curitiba, foi um dos palestrantes do dia. Outros destaques foram Gabriel Ishida, Marcelo Salgado e Marcelo Vitorino. Salgado foi o primeiro a apresentar seu painel no dia. Vanguardista, ele é responsável pelo primeiro perfil de um banco brasileiro nas redes sociais, o "@AloBradesco". Com o tema "SAC para as redes sociais", ele ressaltou pontos importantes sobre o atendimento ao cliente via web.

A ideia de que um comportamento ou crença é capaz de se propagar em rede e, mesmo que não seja verdade, tomar o lugar de uma pessoa ou de uma empresa, foi um dos pontos ressaltados. Salgado ainda ressaltou que "redes sociais não são SAC. SAC é o que se faz por obrigação. Conexão não pode serar da importância das conexões entre pessoas e marcas. 

Outro dos palestrantes do dia foi o paulista Ian Black, diretor da agência New Vegas. Com sete anos de experiência na área de publicidade digital, Ian reforçou a importância do chamado "objeto social". Citando exemplos como a grande movimentação do Twitter na Copa do Mundo, ele reforçou uma máxima: "Conteúdo é rei, contexto é Deus".

Em entrevista ao A Redação, Ian comentou o atual momento de adaptação de mídias e meios offine para o digital. "As coisas simplesmente estão aí. Você tem uma tecnologia, é uma tecnologia que se desenvolve cada vez mais de maneira mais eficiente para entregar coisas para as pessoas. O propósito da tecnologia é facilitar a vida das pessoas de diversas formas possíveis".

Ele ressalta a capacidade do campo da comunicação de se beneficiar com a internet. "Quando a gente pensa em comunicação, é facilitar a entrega de comunicação, de informação para essas pessoas. Quando eu faço isso, chego a um nível de sofisticação no qual eu basicamente sei quem é que tá lendo o meu conteúdo", explica o publicitário.
 
Ian afirma que as possibilidades que a web oferece criam um novo cenário. "Isso é claramente uma nova realidade e quando você tem esse tipo de nova realidade, o cara que é o anunciante percebe que aquilo é muito mais eficiente para ele. E ele vai só perguntar o seguinte: quem é que vai me entregar isso?", pontua.

Para ele, os formatos tradicionais de jornais, televisão e rádio não são capazes de oferecer o que o cliente quer - um público segmentado, e sublinha que a adaptação para a internet é inegável. "A
 transição, na verdade, ela já está muito mais na frente do que a gente fala e do que se discute. Na verdade, o que acontece agora, é como os velhos meios estão se adaptando aos novos", pontua.

O comportamento dos brasileiros na internet foi outro assunto discutido. Se referindo à Copa do Mundo 2014, que ficou conhecida como a "Copa da Zoeira", Ian ressaltou que se trata de uma questão cultural. "B
asicamente, o brasileiro é um cara passional, ele tem uma tendência a ser bem humorado. Esse é o nosso padrão como pessoa, como povo, de sempre estar bem humorado, sempre estar fazendo brincadeira, sempre estar zoando com o amigo".

A internet, para o publicitário, serviu para transportar  essa cultura para outros lugares. "Isso a gente continua levando e a internet só deixa transparecer e mostra o quanto essa cultura ainda perdura. E a gente se recupera muito  fácil das coisas. Então o Brasil perdeu a Copa. Ok, todo mundo chorando, mas fazendo piada ao mesmo tempo", explica.

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