Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

#cubausa

Raúl Castro comemora retoma de relações diplomáticas com os Estados Unidos

Países devem viver "de uma maneira civilizada" | 17.12.14 - 18:42 Raúl Castro comemora retoma de relações diplomáticas com os Estados Unidos (Foto: Consejo de Estado)
São Paulo - O presidente cubano, Raúl Castro disse aos cubanos, nesta quarta-feira (17/12), que a nação concordou em restabelecer as relações com os Estados Unidos, 53 anos depois que os laços diplomáticos foram cortados. Castro fez um discurso televisionado que coincidiu com a declaração do presidente americano Barack Obama em Washington, dizendo que, embora profundas diferenças permaneçam entre os dois países, eles devem aprender a viver "de uma maneira civilizada".

Em seu discurso, Castro agradeceu ao Vaticano e do governo canadense pela ajuda nas negociações entre os EUA e Cuba. As ruas em Havana estavam calmas no momento em que as pessoas se reuniram em torno de aparelhos de televisão e professores pararam suas aulas para ouvir a notícia histórica.

No entanto, quando Castro começou a falar, os sinos das igrejas tocaram em comemoração, na Universidade de San Geronimo, na Havana Antiga. "Para o povo cubano, acho que isso é como uma injeção de oxigênio, um desejo que se tornou realidade porque, com isso, superamos nossas diferenças", disse o cubano Carlos Gonzalez, de 32 anos.

"É um avanço que vai abrir o caminho para um futuro melhor para os dois países", acrescentou. O aposentado de 72 anos Guillermo Delgado classificou o anúncio como "ótimas notícias". Castro e seu irmão, Fidel, lideraram a rebelião de 1959 que derrubou a ditadura de Fulgencio Batista.

Os EUA inicialmente reconheceram o novo governo, mas as relações foram interrompidas em 1961 após Cuba tomar medidas cada vez mais socialistas e nacionalizar as empresas. (Agência Estado)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351