Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Tecnologia

Usuário pode denunciar crimes no transporte coletivo goiano pelo WhatsApp

Dispositivo promete segurança | 19.12.14 - 08:13
 
A Redação
 
Goiânia - A Polícia Militar, em parceria com a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), lança uma nova alternativa para garantir a segurança do usuário do transporte coletivo público da capital goiana. A partir de agora, passageiros e funcionários podem denunciar crimes ou atitudes suspeitas dentro de ônibus e terminais através do WhatsApp.

O serviço é fruto de uma parceria firmada entre as concessionárias do transporte público e a Secretaria da Segurança Pública de Goiás com o objetivo de combater a criminalidade no transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. Ele foi iniciado de forma experimental em março deste ano e, desde então, já recebeu e encaminhou à autoridade policial mais de 1,4 mil denúncias que resultaram em cerca de 100 detenções.
 
Para o comandante do Policiamento da Capital, coronel Divino Alves, a atuação conjunta dos operadores do transporte público com os órgãos de segurança pública garante maior agilidade nas ações de prevenção e resposta à criminalidade dentro de ônibus e terminais urbanos. Ele também destaca a importância da participação da própria população nesse processo: “Cada cidadão precisa entender que segurança pública é uma responsabilidade de todos nós, seja na cautela e atenção com o que ocorre à sua volta, seja no ato de fazer a denúncia sempre que perceber uma situação suspeita”.
 
Como denunciar
Para denunciar casos de furto, roubo, violência sexual e ameaça à integridade física dentro dos ônibus e terminais da Região Metropolitana basta enviar uma mensagem de celular, via WhatsApp ou SMS, para o número (62) 8591-8952, informando o que está acontecendo e o número do ônibus ou o nome do terminal.
 

(Foto: site RMTC)
 
As denúncias são recebidas pelo posto do Consórcio RMTC dentro do Copom e analisadas a partir de um sistema pioneiro no Brasil de localização e vigilância eletrônica dos ônibus e terminais em tempo real. Depois de filtrar as informações e, se for o caso, o posto solicita rapidamente o apoio da viatura mais próxima ao local da ocorrência.
 
O serviço funciona todos os dias das 16h30 à uma hora da madrugada e trata exclusivamente de denúncias relacionadas à segurança pública. Para outros assuntos, como informações, sugestões ou reclamações sobre a operação do transporte coletivo, o passageiro deve ligar diretamente no call center da RMTC: 0800 648 2222. (Com Goiás Agora)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351