Lorena Lara
Goiânia - O acesso a informações sobre o Estado de Goiás está mais fácil. O Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) lançou, nesta segunda-feira (29/12), o "
Atlas do Estado de Goiás 2014".
A coletânea de mapas traz informações como características territoriais e físicas, demografia, indicadores sociais, infraestrutura, economia e agropecuária. No total, são 100 páginas.
O trabalho foi elaborado a partir de informações do Banco de Dados Estatísticos de Goiás (BDE), do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do próprio Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), além das secretarias estaduais da Saúde e da Educação.
"É uma publicação que marca um novo tempo na disponibilização de informações cartográficas do Estado de Goiás, um documento essencial para o planejamento público e na tomada de decisões de investimentos na iniciativa privada", explicou Lillian Maria Prado, chefe de gabinete de gestão do IMB - Segplan.
Leonardo Vilela, secretário de Gestão e Planejamento, ressalta que a elaboração de um atlas é essencial para nortear o desempenho do governo em diversos setores. "Um atlas está para o ordenamento de ações assim como o planejamento dos projetos e programas de governo está para a obtenção de resultados que contemplem a população em geral", diz.
A publicação está disponível para
consulta online e download no site do Sistema Estadual de Geoinformação de Goiás (Sieg), mas também será impressa. De acordo com Luis Otávio Rodrigues, pesquisador em cartografia do IMB, serão 2 mil exemplares, distribuídos nas escolas estaduais, universidades, secretarias de Estado, instituições parceiras do Sieg e insituições da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSec).