Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Alerta

Secretaria da Saúde de Goiás tem medidas preventivas contra a febre amarela

Alto Paraíso registrou dois casos da doença | 18.02.15 - 18:02 Secretaria da Saúde de Goiás tem medidas preventivas contra a febre amarela Secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela (Foto: Carolina Pessoni/A Redação)
Carolina Pessoni
 
Goiânia - A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás está tomando medidas para prevenir novos casos de febre amarela no Estado. Na cidade de Alto Paraíso, há 412 km de Goiânia, foram confirmados dois casos da doença.
 
Uma das vítimas era um jovem de 22 anos que não era vacinado, morador da cidade, que não resistiu à doença e morreu. O outro era um turista belga que visitou o município, mas que se recuperou bem e já recebeu alta. Também não era vacinado.
 
De acordo com o secretário Leonardo Vilela, mais de 3 mil pessoas foram vacinadas em Alto Paraíso durante o feriado de Carnaval e equipes continuam na cidade para dar continuidade ao trabalho.
 
"A imunização será intensificada em todo o Estado. A febre amarela é uma doença cíclica, então já estamos nos preparando para a possibilidade de uma epidemia, como aconteceu em 2007, quando registramos 24 casos da doença, com 16 mortes", explica o secretário.
 
Leonardo esclarece ainda que a rede pública tem vacinas suficientes e que está preparada para atender a população. Devem ser imunizadas crianças com idade acima de 9 meses, com reforço aos 4 anos, e quem se vacinou há mais de 10 anos ou recebeu apenas uma dose da vacina. 
 
Quem já tomou as duas doses não precisa se vacinar novamente. "Nossa preocupação é com a letalidade da doença, que chega a até 70% dos casos", destaca o secretário.
 
Os sintomas da febre amarela são febre alta, prostração, desidratação, vômitos, icterícia e hemorragias. A prevenção da doença é a mesma da dengue e da chikungunya, como fiscalizar locais que possam acumular água parada, como calhas, caixas d'água, lajes, cisternas que possam acumular água parada e podem servir como local de reprodução do aedes aegypti, mosquito transmissor das doenças.
 
"É fundamental a participação da população, fiscalizando seus quintais e evitando criadouros dos mosquitos. O poder público está fazendo sua parte, mas não consegue resultados trabalhando sozinho", encerrou o secretário.
 
Dengue
Goiás registrou alta de 34% nos casos de dengue em 2015 em relação ao mesmo período do ano passado. Até agora, 14.500 casos foram confirmados, sendo 9 óbitos em investigação.
 
A dengue do tipo hemorrágica pode se confundir com os sintomas da febre amarela. O diagnóstico, entretanto, pode ser confirmado por meio de exame laboratorial.
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351