Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.
Michelle Rabelo
Lançado no início de julho, o programa Banda Larga Popular recebeu na manhã desta terça-feira (22/11) adesões das três primeiras empresas de telefonia e internet sediadas em Goiás. São elas a TurboSeg (de Anápolis), WGO Telecom (sediada em Catalão) e Speedy Net (de Pires do Rio). Juntas, elas vão atender 30 municípios do interior. Na capital, o serviço segue fornecido pelas empresas Oi e Net. O projeto faz parte do Programa Goiás Conectado - Internet e Telefonia para Todos e oferece internet de 1 mega à preço popular (por R$ 30).
“Goiás tem um nível de acesso às serviços digitais de aproximadamente 18%, enquanto o índice nacional beira os 22%. Nosso objetivo é alcançar, ou talvez superar esses números antes de 2014”, explica Carlos Eduardo Reche, chefe de comunicação da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec).
Independente da renda, qualquer pessoa pode aderir ao programa, que já está sendo oferecido por algumas empresas goianas do segmento. “A única exigência é que o usuário não transfira seu pacote tradicional para o Popular. É preciso que ele cancele o plano que já possui, aguarde cerca de 15 dias e contrate o Banda Larga Popular”, esclarece Reche.
Depois da contratação do serviços da banda larga popular, as empresas instalam a internet sem cobrança e, se preciso, deixam o modem na residência do usuário no regime de comodata. Paga-se por isso uma mensalidade de R$ 30. "Com o Programa Banda Larga Popular pretendemos dar passos decisivos no caminho da infoinclusão, o que significa democratizar o acesso às tecnologias da informação enquanto caminho racional para expandir o conhecimento e potencializar as oportunidades", disse o vice-governador José Eliton.
Como estímulo, o governo vai isentar as empresas que aderiram ao programa do pagamento do ICMS. O usuário interessado em contratar o serviço deve ligar no número 0800 031 0001 solicitando o serviço. O fornecimento do modem será uma responsabilidade da operadora.