Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Primeiro do Centro-Oeste

Curso de Pedagogia Bilíngue Libras tem aula inaugural nesta segunda no IFG

Atividade será às 19 horas | 09.03.15 - 12:40  
A Redação

Goiânia
- O Campus Aparecida de Goiânia do IFG realiza na noite desta segunda-feira, dia 9, a aula inaugural do curso de Pedagogia Bilíngue: Libras/Português. O curso está sendo iniciado neste semestre e é o primeiro da Região Centro-Oeste. A atividade será às 19 horas, no miniauditório do Bloco B do IFG Aparecida de Goiânia.
 
O curso de Pedagogia Bilíngue vai formar professores para a alfabetização e inclusão de crianças surdas. De acordo com o censo 2010 do IBGE, no Brasil há mais de 9,7 milhões de deficientes auditivos, sendo mais de 294 mil em Goiás. A coordenadora do curso no IFG, professora Waléria Vaz, ressalta que mais de 90% dos surdos nascem em famílias ouvintes não usuárias de Libras, o que reforça a importância da escola e de docentes qualificados para essas crianças.
 
Na aula inaugural, a mesa de debate "Educação Bilíngue e Língua de Sinais: caminho percorridos, objetivos alcançados”, vai discutir a educação de surdos no País, com participação do fundador da Associação de Surdos de Goiânia, Edson Franco Gomes, e da professora Karime Chaibue, do IFG – Campus Goiânia. A discussão será mediada pela coordenadora do curso de Pedagogia Bilíngue, professora Waléria Vaz. A atividade vai contar ainda com apresentação da dançarina Luciana Nunes Landim e do dançarino surdo José Francisco, para mostrar a potencialidade da pessoa surda também nas áreas em que se imagina a audição como fundamental.
 
A coordenação do curso de Pedagogia Bilíngue no IFG está preparando toda a comunidade do Câmpus Aparecida de Goiânia para eficiência na comunicação com os alunos do novo curso, que tem reserva de vagas para pessoas surdas. Estão sendo feitas reuniões de capacitação com professores e palestras a alunos. Além disso, será oferecido em breve um curso de Libras para servidores interessados. Dessa forma, os diferentes departamentos da unidade do IFG em Aparecida terão ampliadas as condições de atender alunos e visitantes surdos nas suas necessidades dentro da instituição.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351