Lorena Lara
Goiânia - Esta segunda-feira (9/3) foi dia de Keynote da Apple. Comandado pelo CEO Tim Cook, quatro novidades foram apresentadas - os novos smartwatches, a nova versão do MacBook, o aplicativo ResearchKit e algumas mudanças no serviço da AppleTV.
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O novo MacBook, com 12 polegadas e 13 milímetros de espessura, é o laptop mais fino e mais leve já produzido pela empresa, e vem em três cores diferentes - prata, cinza e espacial e dourado. A tela retina tem resolução de 2304 x 1440 e consome 30% menos energia.
O teclado mantém o recurso de retroiluminação e traz teclas mais finas, através de um mecanismo chamado de "borboleta". Já o touchpad, com quatro sensores de força, agora permite novos gestos no OSX. O novo aparelho é o primeiro que vem sem ventoinha, aquele dispositivo que resfria o interior do dispositivo. Por isso, o consumo de energia é reduzido e dá à bateria uma autonomia de até 10 horas de uso misto.
O número de entradas foi reduzido apenas para uma, enquanto suas funções aumentaram. A porta USB agora é Type-C reversível - seu encaixe funciona para cima ou para baixo - e serve para carregar a bateria, conectar cabos HDMI/VGA/Display Port, além de pen-drives ou dispositivos de memória. O padrão Type-C é incompatível com os cabos USB atuais, mas a Apple também vende o adaptador, que atualmente custa R$ 429.
Já o valor inicial do novo MacBook é de US$ 1299 (R$8499 no Brasil), com 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento. Pelo dobro de espaço, o preço sobe para US$ 1599 (R$ 10999). O aparelho entra em pré-venda ainda nesta segunda-feira (9) e será entregue a partir de 10 de abril em alguns países - sua compra ainda não foi disponibilizada na Apple Store brasileira.
Pesquisa
Outra inovação apresentada na Keynote desta segunda-feira (9) foi o ResearchKit, uma nova ferramenta dentro do iOS que pretende contribuir com a coleta de informações médicas de seus usuários. O ResearchKit permite que as pessoas façam pequenos testes, como o de dizer "Ahh" para detectar variações vocais, andar sobre uma linha e até mesmo tocar na tela de maneira ritmada, o que permite testar o usuário para o Mal de Parkinson.
Sobre a privacidade dos dados médicos, cada usuário poderá decidir se irá ou não compartilhar suas informações - e a Apple não terá acesso aos resultados. Ainda, com o objetivo de desenvolver a plataforma, o ResearchKit vem em código aberto, permitindo que outros programadores criem em cima da ideia inicial.
A ferramenta será disponibilizada em abril, mas os primeiros cinco testes já estão disponíveis hoje, e ajudam os usuários com pequenos exames de diabetes, doenças cardiovasculares, câncer de mama, asma e Mal de Parkinson.
Dentre 12 instituições de pesquisa que trabalharam com a empresa na criação do app, estão as Universidades de Oxford e de Stanford. A ideia é facilitar a coleta de informações para pesquisas, que sofrem com obstáculos para conseguir cobaias e informações consistentes.
Apple TV
Outro dos anúncios de hoje foi a redução do preço da Apple TV e a divulgação de uma parceria exclusiva com o canal HBO para o lançamento do HBO Now, que será o serviço de streaming da TV por assinatura.
O preço caiu para US$ 69. Já o valor do HBO Now será de US$ 15 mensais, com o primeiro mês grátis para assinantes. O serviço funcionará em iPhones, iPads e iPod Touch.
(Foto: divulgação)