Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Airbus A320

Ministro do Interior francês diz que uma caixa preta do avião foi recuperada

Acidente matou 150 pessoas no sul da França | 24.03.15 - 18:12 Ministro do Interior francês diz que uma caixa preta do avião foi recuperada (Fotos: reprodução/ FranceTV)
Paris - O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, disse que uma caixa preta do A320 da Germanwings, que caiu nos Alpes franceses nesta terça-feira (24/3) foi localizada. A BEA, a agência de segurança de voo francesa, iniciará a análise do conteúdo da caixa ainda hoje, informou o Ministério do Interior.

Tais registros costumam ser fundamentais na determinação das causas de um acidente. Em uma das caixas ficam registradas as conversas da cabine e a outra grava dados do sistema da aeronave. Não estava claro qual das duas foi recuperada.

A BEA ainda informou que sete investigadores foram enviados ao local da queda da aeronave, além de três investigadores alemães e conselheiros técnicos da Airbus. O avião que fazia o voo 9525 da companhia levava 144 passageiros, dentre eles dois bebês e seis tripulantes.

Estrangeiros
Autoridades acreditam que 67 cidadãos alemães estavam a bordo, dentre os quais 16 estudantes de um programa de intercâmbio. Autoridades holandesas disseram que um cidadão do país foi morto.

A chanceler alemã Angela Merkel conversou com o presidente francês François Hollande e com o primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy sobre o acidente, e cancelou todos os seus compromissos.

"A queda da um avião alemão com mais de 140 pessoas a bordo é um choque que mergulha todos nós na Alemanha, na França e na Espanha em profunda tristeza", disse Merkel, que deve ir até o local do acidente na quarta-feira (25). O avião partiu do aeroporto de Barcelona às 10h01.

Voo
A aeronave começou a descer pouco depois de atingir a altitude de cruzeiro, de 38 mil pés, informou o executivo-chefe da Germanwings, Thomas Winkelmann. Ele disse aos repórteres que o avião desceu durante oito minutos.

Segundo Eric Heraud, da Autoridade de Aviação Civil francesa, o avião perdeu contato com rádio às 10h30 (horário local) desta terça-feira, mas não "emitiu um alerta de socorro". Ele disse que a combinação de perda de contato com o centro de controle e a rápida queda da aeronave fez com que o serviço de controle declarasse uma situação de emergência.

"Não podemos dizer no momento por que nosso colega entrou em descida tão rapidamente e sem consultar previamente o controle de tráfego", disse o diretor de operações de voo da Germanwings, Stefan-Kenan Scheib.

O avião caiu em uma altitude de cerca de 2 mil metros (6.550 pés) em Meolans-Revels, próximo ao conhecido resort de esqui Pra Loup, que fica 700 quilômetros a sul-sudeste de Paris. Controladores de tráfego franceses fizeram várias tentativas de contatar o avião da Germanwings, mas não obtiveram resposta, segundo Roger Rousseau, secretário-geral do sindicato SNCTA.

Rousseau disse que o avião não desviou de seu curso enquanto perdia altitude, o que é um padrão incomum para um avião em perigo. "O avião manteve sua trajetória e isso é surpreendente para nós. Se há perda de controle, os pilotos geralmente perdem o curso também", disse ele. "Isso não aconteceu neste caso."

A320
A aeronave foi entregue para a Lufthansa em 1991 e tinha aproximadamente 58.300 horas de voo, divididas em cerca de 46.700 voos, informou a Airbus. O avião passou por uma verificação de rotina em Duesseldorf na segunda-feira (23).

Já a verificação total regular mais recente havia acontecido no verão (no hemisfério norte) de 2013. A Germanwings, unidade de baixo custo da Lufthansa, a maior companhia aérea da Alemanha, serve à maior parte dos destinos europeus. A empresa começou a operar em 2002 com o objetivo de competir com outras companhias aéreas de baixo custo.

A parte mais segura de um voo é geralmente quando ele está em altitude de cruzeiro. Apenas 10% dos acidentes fatais ocorrem nessa etapa da viagem, segundo análises de segurança feitas pela Boeing. Por outro lado, a decolagem e a subida inicial respondem por 14% dos acidentes e a aproximação final e o pouso são etapas nas quais ocorrem 47% dos acidentes.

O A320 é uma potência da aviação moderna. O jato bimotor é usado para conectar cidades cuja distância pode ser coberta entre uma e cinco horas. O modelo é certificado para voar a até 39 mil pés, mas pode começar a apresentar problemas a 37 mil pés, dependendo da temperatura e do peso, incluindo combustível, carga e passageiros.

Em todo o mundo há 3.606 A320 em operação, segundo a Airbus. A família A320 também tem bons registros de segurança com apenas 0,14 acidentes fatais por milhão de decolagens, de acordo com dados de segurança da Boeing. (Agência Estado)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351