Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde pública

Número de meninas vacinadas contra o HPV em Goiânia é considerado baixo

Pouco mais de 18% das garotas receberam a dose | 30.03.15 - 20:03 Número de meninas vacinadas contra o HPV em Goiânia é considerado baixo (Foto: Manuella Brandolff/ Palácio Piratini)

Lorena Lara

Goiânia - A campanha de vacinação contra o HPV no Brasil espera atingir 80% das gartoas entre 9 e 13 anos de idade. Em Goiânia, o número de meninas vacinadas corresponde a pouco mais de 18,47% do público-alvo, cujo total é de 28 mil crianças.
 
O número é considerado baixo, conforme informou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Das mais de 28 mil garotas a serem vacinadas, pouco mais de 4 mil já receberam o medicamento, que previne o câncer de colo do útero e ainda reduz na incidência de mortalidade pelo HPV.
 
Para a coordenadora de Imunização da SMS, Grécia Pessoni, a baixa procura pela vacina se deve à falta de incentivo e preocupação das famílias das meninas. "Alguns pais e responsáveis se incomodam em procurar as unidades de saúde para vacinas as filhas, acreditando que pode ocorrer incentivo à atividade sexual precoce", esclarece.
 
Mesmo com o fim da campanha da vacina contra o HPV, as doses continuarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Goiânia. O esquema vacinal consiste na administração de três doses. A segunda aplicação é feita seis meses após a primeira imunização. Já a terceira é efetivada cinco anos após o recebimento da primeira dose. Grécia reforça que "a vacina é segura e eficaz, com efeitos adversos mínimos".

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351