A Redação
Goiânia - Estimular a autopercepção dos adolescentes e facilitar a abordagem de conteúdos do cotidiano durante as aulas são objetivos do projeto Juntando os Cacos, da Editora Alvorada, que terá mais uma etapa lançada oficialmente na terça-feira (14/4). O evento reunirá representantes da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás), de 33 subsecretarias regionais, além de educadores, e será realizado na sala Esmeralda do Hotel Mercure, em Goiânia, às 8h30.
A primeira etapa foi desenvolvida no segundo semestre de 2014, como uma experiência piloto, em 7 subsecretarias regionais, sendo o entorno do Distrito Federal e região Metropolitana de Goiânia.
Segundo o coordenador de Projetos da Editora Alvorada, Gilnei Maciel, cerca de 60 técnicos pedagógicos serão capacitados para atuarem como multiplicadores nas formações regionais e, então, desenvolver o projeto nas escolas da rede pública. Eles já receberam o material da Seduce Goiás, que inclui o livro Caco, publicado pela Editora Alvorada, e material de apoio didático.
Goiás é o 10º estado brasileiro a trabalhar com os projetos educacionais da Editora Alvorada para as escolas da rede pública. Juntando os Cacos aborda alguns dos temas transversais dos parâmetros curriculares, com destaque para a ética e a saúde, privilegiando os aspectos psicológicos, a pluralidade cultural e a orientação sexual, contribuindo também para a prevenção e combate à violência nas escolas.
De acordo com o superintendente do Ensino Fundamental, Tales Lima Mazzoccante, cerca de 100 mil alunos de 7º ao 9º ano das escolas de rede estadual participarão das atividades do projeto Juntando os Cacos. Estarão envolvidos diretamente no projeto os professores de Língua Portuguesa, Arte, Ensino Religioso e Educação Física. O grupo gestor e os professores de outras disciplinas também terão espaço para participação nas atividades propostas no Plano de Ação elaborado pela equipe escolar.
O “Juntando os Cacos” é realizado com material paradidático atrativo aos jovens e educadores e aprofunda os debates iniciados no projeto Tosco em Ação. Tosco foi o primeiro livro de Gilberto Mattje, e chegou a mais de um milhão de alunos de 600 municípios em 10 estados brasileiros. Caco aprofunda o debate dos dilemas vividos pelos jovens brasileiros. As histórias se entrelaçam quando Caco encontra o professor Tosco, agora maduro e compreensivo.
Em ação
As etapas do projeto consistem na apresentação e verificação das demandas locais; capacitação dos multiplicadores quanto aos temas a serem abordados, às dinâmicas e à aplicação de pesquisas; atividades nas escolas, com capacitação dos educadores e motivação da comunidade escolar; ações nas escolas; envolvimento das famílias e comunidade em geral com o projeto.
A execução das atividades é avaliada continuamente, por meio do registro de fotos, vídeos, enquetes, pesquisas online (antes, durante e ao final do projeto) e demais atividades desenvolvidas nas escolas. Já a avaliação final, pode ser feita durante reunião com representantes dos estudantes, professores e comunidade escolar, ou em evento de conclusão do projeto na escola, com apresentação dos trabalhos desenvolvidos.
O professor Tales esclarece que o "Projeto Juntando os Cacos" faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela Seduce Goiás, por meio da Superintendência de Ensino Fundamental, em cumprimento a Lei nº 17.151, de 16 de setembro de 2010, com vistas à conscientização, prevenção e combate ao bullying, uso de drogas e violência escolar.