Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Reforma política

Câmara aprova fim da reeleição para presidente, governador e prefeito

Votação também abordou financiamento eleitoral | 28.05.15 - 08:04 Câmara aprova fim da reeleição para presidente, governador e prefeito (Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados)
Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou na noite de quarta-feira (27/5) o fim da reeleição para cargos no Executivo. Após todos os partidos orientarem suas bancadas a favor da emenda no âmbito da PEC da Reforma Política, a reeleição foi extinta para prefeitos, governadores e presidente da República a partir das próximas eleições por 452 votos. Apenas 19 deputados foram contra a mudança. Houve uma abstenção.

O fim da reeleição foi o segundo item da reforma política aprovada pela Câmara, após uma série de rejeições ocorridas. Os deputados já haviam aprovado, na noite desta quarta-feira (27) a inclusão de uma emenda na Constituição autorizando empresas privadas a fazem doações para as campanhas eleitorais dos partidos políticos. Além da autorização para pessoas físicas doarem diretamente para os candidatos.

A Câmara retomará a votação de outras emendas da PEC da Reforma Política, como a coincidência ou não das eleições para presidente, governador, prefeito, senador, deputado e vereador num mesmo pleito e não mais a cada dois anos como ocorre hoje. A pauta inclui o fim do voto obrigatório. (Agência Estado)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 29.05.2015 08:35 Jaísa Gleice

    O fim do voto obrigatório seria um presente aos eleitores. Deveriam também incluir e votar a favor do fim da reeleição para deputados estaduais e federais. No Legislativo é onde estão os piores!Ao menos dariam oportunidade a outros cidadãos e 'mamariam' menos nas tetas dos privilégios - os maiores atrativos para quem faz carreira política.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351