Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Segurança

Novo comando defende Rotam mais ostensiva

Secretário cobrou respeito à população | 02.12.11 - 12:03

Michelle Rabelo
Fotos: Adalberto Ruchelle

O major Cláudio Jorge Taufick é o novo comandante da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam). Ele vai substituir o tenente-coronel Luis Alberto Sardinha Bites, que dirigia a corporação desde que Carlos Henrique da Silva deixou o posto. A mudança aconteceu por decisão do novo comandante da Polícia Militar (PM), Edson Costa Araújo e promete reforçar a ostensividade do grupo. A solenidade de posse, que também marcou a volta da Rotam às ruas com a farda preta e as viaturas plotadas com a cor escura, aconteceu na manhã desta sexta-feira (2/12) no pátio do 1º Batalhão da PM, no Setor Marista.

Segundo Edson, Bites ainda não tem transferência definida, mas deixa o comando coberto por elogios. “Dei a ele total liberdade para escolher uma função. O que ele decidir, está decidido”, explicou. O número de policiais deve aumentar de 65, quantidade atual, para cerca de 120. Aproximadamente 20 homens estão sendo treinados de maneira combativa e rigorosa.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, João Furtado, o grupo está renovado, com a clara missão de defender a sociedade sem esquecer do respeito com que todos os cidadãos, sem exceção, devem ser tratados. “O batalhão passou por uma crise de identidade. A retirada da farda preta veio no momento exato, pois os policiais não sabiam mais o que ela significava. Bites fez um trabalho brilhante, e hoje temos aqui homens bons com a mesma competencia dos anteriores”, pontuou.

O coronel Edson inicou seu discurso fazendo uma apologia ao poeta e escritor Fernando Pessoa. “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena. E a alma do policial da Rotam não é pequena. Ele tem o poder de enfrentar dificuldades e críticas, vivem em contanste situação de estresse. Confio em Taufick para navegar nesse mar turbulento e chegar a um porto seguro”, afirmou.

Taufick já esteve no Batalhão de Choque e é conhecido por defender uma abordagem mais dura. “A meta é diminuir drasticamente a violência. Com o anúncio da volta da Rotam com a farda preta, houve uma diminuição de cerca de 30% de roubos de veículo”, contou.

Novidades
O lançamento de duas operações foi divulgada pelo comandante Edson. A Operação Cidadania, que pretende criar um policiamento velado nas portas das agências bancárias e em locais onde há grande circulação de dinheiro, como nas áreas comerciais e a Operação Saturação, que pretende apresentar visualmente de maneira massiva, a tropa de preto nas ruas. “A polícia sempre foi, e vai continuar sendo dura no combate ao crime. O batalhão volta para as ruas sob o império da lei, submergida a uma política cidadã. O bandido precisa saber disso”, ressaltou.

Perguntado sobre a situação do Entorno do DF, Edson garante que o próximo passo será cuidar desta região visto por muitos, como a Palestina do Estado.

Sobre a libertação dos policias investigados na Operação Sexto Mandamento, ele não exclui a possibilidade da volta dos membros à corporação. Disse ainda que o coronel Ricardo Rocha tem seu valor e precisa ser respeitado. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 03.12.2011 10:30 Coaraci Nogueira de Castilho

    Parabens Cmt Edson, estava lembrando da nossa época de Academia. Sucesso meu irmão, estamos aqui em Brasilia, no Senado Federal a sua disposição. Abraços. 61-82598431.

  • 02.12.2011 10:57 maison monet 1701

    gostaria de saber qual o motivo de estar afastando o coronel bites que pegou o problema nas ultimas e agora que deu uma arrumada começou a se organizar novamente tiram quem organizou...porque????

  • 02.12.2011 01:49 Alice

    MAIS????????

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351