Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiânia

Prefeitura e MP-GO discutem terceirização do serviço de iluminação pública

Objetivo é garantir transparência ao processo | 04.07.15 - 08:36 Prefeitura e MP-GO discutem terceirização do serviço de iluminação pública (Foto: Prefeitura de Goiânia)
A Redação

Goiânia -
 Em reunião realizada nesta sexta-feira (3/7), a prefeitura de Goiânia e Ministério Público de Goiás (MP-GO) discutiram a terceirização do serviço de iluminação pública da cidade. Os termos do processo licitatório que será aberto pela prefeitura com objetivo de contratar empresa para realizar serviços de substituição, modernização e manutenção da iluminação pública da Capital já foram submetidos à apreciação do MP-GO. 
 
O diálogo com o titular da Promotoria do Patrimônio público, Combate à corrupação e Improbidade Administrativa, Fernando Krebs, resultou no alinhamento das condições do edital, que deve prever instalação de lâmpadas LED nas principais avenidas da cidade, do centro às regiões periféricas; instalação de sistemas de inteligência para monitoramento do consumo e para controle automático de potência em consonância com as condições naturais de iluminação; além da garantia de trabalho aos eletricistas hoje vinculados à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).
 
A busca de um denominar comum entre poder público municipal e MP-GO visa garantir transparência à licitação e dar celeridade na resolução das demandas registradas no Município. "Dessa vez não vou me opor. Minha única exigência é que funcione”, afirmou Fernado Krebs, durante a reunião com os secretários municipal de Administração, Valdi Camárcio; Finanças, Jeovalter Correia; e de Infraestrutura, Washington Ramalho. 
 
Juntos, os participantes da reunião também deliberaram sobre a definição das avenidas que terão lâmpadas LED, mais eficientes em termos de iluminação e que consomem menos energia que as convencionais incandescentes ou fluorescentes. As avenidas Perimetral Norte, 85, 24 de Outubro, do Povo, César Lattes, Olinda e Nova York foram sugeridas pelo promotor e pelos vereadores. Elias Vaz pediu que sejam priorizadas linhas de ônibus. Anselmo Pereira solicitou que os parques, praças, monumentos e corredores preferenciais para ônibus sejam incluídos no roteiro da implantação do sistema LED. 
 
“Sou favorável à licitação desde que seja garantida a manutenção dos funcionários”, disse Anselmo. De acordo com Valdi, o estudo em andamento já prevê a absorção dos técnicos da prefeitura. “Além de ser aproveitada na própria estrutura do Município, também haverá opção de a mão de obra ser absorvida pela empresa ganhadora da licitação, caso algum funcionário tenha interesse”, acrescentou Jeovalter. Na administração, há demanda de eletricistas em escolas, postos de saúde e para a rede de semáforos. 
 
Até a finalização do processo licitatório a Seinfra continuará responsável pela substituição de lâmpadas queimadas. Segundo Washigton Ramalho, o Município repôs o estoque de lâmpadas e deve começar as trocá-las a partir da próxima semana. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351