Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Hospital de Urgências

Marconi Perillo inaugura Hugol: "Obra obra que vai salvar vidas"

Veja galeria de fotos | 06.07.15 - 08:42
 
A Redação
Atualizado às 11h30
 
Goiânia - Construído em 25 meses, o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol)  foi inaugurado nesta segunda-feira (6/7) pelo governador Marconi Perillo. A solenidade teve a participação do ministro da Saúde, Arthur Chioro, que representou a presidente Dilma Rousseff, que assinou convênio com governo estadual para custeio da unidade.

"Goiás fez a lição de casa, apresentou um bom projeto e concluiu as obras do Hugol em um curto espaço de tempo", disse o ministro ao anunciar a liberação de R$ 32 milhões para contribuir com o custo da unidade.

"Estamos inaugurando um hospital de altíssima qualidade", disse Marconi Perillo ao agradecer a presença de todos. "O Hugol tem a qualidade de hospital de primeiro mundo. Estamos cumprindo o programa de governo, entregando a maior obra de urgência e emergência construída no Brasil nos últimos anos. Uma obra que vai salvar vidas", completou o governador, que estava acompanhado da primeira-dama, Valéria Perillo, e da filha Isabella.

A solenidade também contou com a presença do cardeal Dom Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, sediado no Vaticano, que abençoou as instalações.

"O Hugol se diferencia dos outros pela tecnologia empregada aqui. Estamos vivenciado um novo momento na Saúde em Goiás", disse o secretário de Saúde, Leonardo Vilela.

Perfil
O acesso de pacientes ao Hugol será regulado, com leitos gerenciados pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), via Central de Regulação de Goiânia, que terá missão de fazer a avaliação dos casos e encaminhar os pacientes.

O sistema de classificação de risco baseado em cinco cores: azul, verde, amarelo, laranja e vermelho, variando do menor para o maior risco de agravo à saúde, respectivamente.

Leia mais:
Leonardo Vilela explica como funcionará o Hugol
 
Quem mora no interior também seguirá o sistema de regulação para ter acesso ao Hugol. O hospital atenderá preferencialmente os habitantes dos municípios da região Oeste do Estado, que compõem as regionais de saúde da cidade de Goiás, Iporá e São Luís de Montes Belos.
 
Estrutura
Construído em 25 meses, o Hugol é o maior hospital público de urgências da região Centro-Oeste e Norte do País. O custo por metro quadrado foi de R$ 2.400, somando um investimento de R4 168 milhões. Os equipamentos são de alta tecnologia, grande parte importados e inéditos na rede hospitalar goiana, como as camas elétricas.
 
São 510 leitos, sendo 360 de internação (enfermaria), 86 de UTI (sendo 20 pediátricas e sete para queimaduras), dois blocos de emergência (44 leitos de observação e 14 de atendimento), além do Centro de Atendimento a Queimados.
 

(Foto: Wagnas Cabral)
 
O Hugol ainda conta com nove grupos geradores e aquecimento solar, que tornarão mais baratos o custo de sua manutenção. Também tem uma Central de Resíduos, com triturador de lixo e autoclave e uma subestação de energia com capacidade 4.500 Kw. Para humanizar o espaço externo, construído em 137 mil metros quadrados, foi desenvolvido um projeto paisagístico de fácil manutenção e com irrigação automatizada. Ainda foi criada a Capela Ecumênica para momentos de oração. 
 
O complexo cirúrgico conta com 21 salas, que funcionarão em tempo integral. Também fazem parte do Hugol 21 consultórios médicos, central de esterilização de materiais, laboratório para análise clínica, refeitório e auditório. Toda a estrutura conta com rede de ar condicionado. Há ainda estacionamento próprio com mil vagas e heliponto.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351