Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Força-tarefa

Operação Brasil Integrado diminui homicídios em Goiás

Ação foi realizada em 10 Estados e no DF | 09.10.15 - 17:44 Operação Brasil Integrado diminui homicídios em Goiás (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
A Operação Brasil Integrado conseguiu uma redução de 25% no número de homicídios, 202 pessoas presas e 10 menores apreendidos nos oito municípios que foram alvo da ação: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Alexânia, Formosa e Águas Lindas de Goiás. Coordenada pelo Ministério da Justiça, a operação foi realizada em dez estados e no Distrito Federal.
 
Em Goiás, a Operação Brasil Integrado reuniu as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Superintendência de Administração Penitenciária, Guarda Civil Metropolitana, Vigilância Sanitária, Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Conselhos Tutelares e Postura Municipal. Ao todo, foram mobilizados 5.181 profissionais em 48 horas de ação ininterrupta.
 
A coordenação da operação foi realizada no Centro Integrado de Inteligência Comando e Controle da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária. De acordo com o Ministério da Justiça, além do CIICC de Goiás, foram mobilizados os centros de Fortaleza, Natal, Recife e o Centro Nacional de Brasília.
 
Os resultados em Goiás foram positivos. Nos oitos municípios citados, ocorreram 10 homicídios na semana. De acordo com dados do Observatório de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, a média semanal nessas cidades é de 13,28 casos por semana. Em quatro deles (Formosa, Luziânia, Alexânia e Valparaíso) nenhum caso foi registrado. O balanço divulgado nesta sexta-feira (9/10) mostra, ainda, uma alta produtividade em relação a outros indicadores criminais: apreensão de 59,5 quilos de maconha, 29 armas de fogo e 67 veículos.

O comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Silvio Benedito, ressaltou a importância do trabalho integrado entre forças policiais e outros órgãos. “Segurança Pública não é apenas questão de polícia. Por isso, é preciso parabenizar o trabalho que foi feito pela Guarda Municipal, Amma, Posturas e outras instituições”, afirmou. O coronel enalteceu, ainda, a política de integração que ficou simbolizada com a construção do Centro Integrado de Inteligência Comando e Controle da SSPGO.
 
O coordenador do CIICC, major Francisco Ramos Jubé, explicou que a estrutura é apenas o elo da política de integração e que o resultado positivo da Operação Integração mostra que esse é o melhor caminho para a Segurança Pública. “Novas edições serão realizadas, em novembro e dezembro”, adiantou. O Delegado Regional Adjunto da Polícia Civil, Pedro Garcia Caires explicou que o trabalho investigativo da corporação também tem efeito importante na “prevenção de homicídios”.
 
O presidente da Guarda Civil Metropolitana, Elton Ribeiro, acredita que a operação é um caminho a ser seguido. “Entendo que a integração é o caminho para darmos uma resposta à sociedade”, afirmou.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351