Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Expostos ao sol e à chuva

Pacientes enfrentam longa fila para atendimento na Santa Casa de Goiânia

Unidade reconhece aumento da demanda | 03.11.15 - 15:55 Pacientes enfrentam longa fila para atendimento na Santa Casa de Goiânia (Foto: Leandro Coutinho/A Redação)
Adriana Marinelli

Goiânia
Quem passou hoje (3/11) pela Rua Campinas, no Setor Americano do Brasil, na altura da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, se assustou com o tamanho da fila formada em frente à unidade. Idosos, crianças e até portadores de necessidades especiais aguardaram atendimento em uma longa fila, expostos ao sol e à chuva. A situação revoltou quem passou pelo local. Muitas pessoas fizeram questão de registrar e vários vídeos e fotos circularam nas redes sociais na manhã desta terça-feira (3).
 


(Foto: Leandro Coutinho/A Redação)
 

Em seu perfil pessoal no Facebook, o jornalista Oloares Ferreira compartilhou imagens feita pelo repórter Dino Prado e manifestou sua indignação na descrição do vídeo. "Isso me envergonha!", escreveu. Registros da longa fila também circularam no aplicativo de mensagens WhatsApp. Quem passou pelo local também presenciou a revolta de quem madrugou para buscar atendimento e depois de horas de espera acabou voltando para casa sem ter o problema resolvido.


 

Isso me envergonha. O repórter Dino Prado da Rádio Sucesso fez esse vídeo que mostra o sofrimento de pacientes da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia. Idosos e até deficientes chegam de madrugada para tentar atendimento. Nem sempre consegue. Isso é muita humilhação.

Posted by Oloares Ferreira on Terça, 3 de novembro de 2015


O jornal A Redação entrou em contato com a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e, por meio da assessoria de imprensa, a unidade informou que é normal o aumento da demanda no início de cada mês. Entre os atendimentos mais procurados estão consultas e agendamento de cirurgias com cardiologista, ortopedista e pediatra. 
 
Por meio de nota, a Santa Casa reconheceu que a demanda de pacientes registrada hoje é superior ao registro dos meses anteriores. "O que já  pode ser reflexo da queda de beneficiários de planos de saúde, gerando maior procura pelo atendimento no Sistema Único de Saúde, SUS", diz. 
 
Ainda de acordo com a unidade, os atendimentos desta terça-feira, primeiro dia útil do mês de novembro, começaram por volta das 5 horas e cerca de 2 mil pessoas foram atendidas. "A fila terminou por volta das 10h30", informou a nota. Também por meio da assessoria, a unidade esclareceu que os dois mil atendimentos de hoje não significam que todos conseguiram fazer o agendamento desejado. "Tudo varia de acordo com a demanda e oferta de vagas de cada área. Tem casos de pessoas que chegam para agendar uma consulta ou cirurgia, por exemplo, mas que quando chega a vez delas já não há mais vagas", explicou.
 
Todos os pacientes que não tiveram sucesso no agendamento só poderão fazer uma nova tentativa no primeiro dia útil do próximo mês, conforme explicou a assessoria à reportagem. "A Santa Casa ressalta que para o Agendamento de Retorno SUS não é necessário comparecer ao hospital. O paciente pode realizar seu agendamento pela internet, por meio do site da Santa Casa, ou ainda pelo telefone 3254 4100", conclui a nota da unidade de saúde. 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351