Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Lei de Acesso à Informação

Governo de Goiás tira nota 10 em transparência no Brasil

Estado alcançou 1º lugar no ranking nacional | 20.11.15 - 14:50 Governo de Goiás tira nota 10 em transparência no Brasil (Foto: Reprodução / relatorios.cgu.gov.br)
A Redação
 
Goiânia - O Governo de Goiás atendeu a todos os requisitos estabelecidos para o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) e obteve nota 10 na segunda edição da Escala Brasil Transparente (EBT), aferida pela Controladoria-Geral da União (CGU). Segundo a pesquisa, a administração estadual avançou no atendimento às metas na comparação com a medição anterior e alcançou o 1.º lugar no ranking nacional de transparência. 
 
Na escala anterior, divulgada em maio deste ano, o Governo de Goiás obteve nota 8,89. A pesquisa mede o grau de transparência pública em estados e municípios e aferiu o cumprimento de 10 requisitos técnicos. A gestão estadual atendeu a todos os itens, alcançando a nota máxima da EBT. 

Para o titular da Segplan, Thiago Peixoto, “um Estado competitivo deve ter um compromisso muito grande com a transparência”. Ele destacou ainda a coragem do Governo de Goiás, por meio da CGE, de encarar novos desafios para se tornar vanguarda em todo país. “Hoje em dia, o poder - para dar certo - deve ser compartilhado por muitos”, comentou.


(Foto: divulgação)
 
A pesquisa da CGU analisou 1.613 entes federativos entre eles, todos estados e suas respectivas capitais. Também foram avaliados os entes incluídos no primeiro EBT e municípios selecionados em amostra probabilística definida por sorteio eletrônico. "Os dados da segunda rodada da EBT revelam que os Estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e o Distrito Federal são os mais transparentes do País", afirma o relatório do comunicado, publicado no site da CGU.
 
Segundo a CGU, para executar a EBT foram realizados quatro pedidos de acesso à informação, sendo três voltados para assuntos das principais áreas sociais da saúde, educação e assistência social. Ainda segundo a metodologia adotada, a quarta solicitação de informação foi baseada na regulamentação do acesso à informação pelo ente federativo avaliado. O relatório da EBT diz que o objetivo era verificar o desempenho e o cumprimento às normas legais e efetividade dos pedidos de acesso.

 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351