Adriana Marinelli
Goiânia - A crise política enfrentada pelo Brasil promete continuar rendendo boas discussões em 2016. No que depender da Revista Piauí, os assuntos relacionados ao tema vão abrir o ano com força total e com um toque polêmico. Na capa de janeiro, a revista traz ilustração de um beijo entre o vice-presidente Michel Temer e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDBRJ). Com a mão esquerda, Cunha cola nas costas de Temer um adesivo com a inscrição “Fora Dilma”.
A obra é da artista russa Nadia Khuzina, radicada na Califórnia (EUA), editora de um blog de charges políticas e colaboradora da publicação brasileira. A imagem foi inspirada na cena em que o líder soviético Leonid Brejnev e o então presidente da extinta Alemanha Oriental (RDA), Erich Honecker, se cumprimentam com o beijo adotado pelos regimes comunistas no século passado, após uma solenidade de celebração dos 30 anos da RDA, em 1979.
A imagem ficou mundialmente conhecida com o grafite no muro de Berlim feito pelo também russo Dmitri Vubrel, chamado “Meu Deus, Me Ajude a Sobreviver a esse Amor Fatal” e também conhecido como “Beijo Fraterno”. (Com informações do Estadão)