Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Governador participou do evento nesta sexta | 11.03.16 - 14:54
(Foto: Eduardo Ferreira) Adriana Marinelli
Goiânia - Fundamental para o escoamento de grãos produzidos na região Centro-Oeste, a Hidrovia Paranaíba-Paraná-Tietê foi reaberta na manhã desta sexta-feira (11/3) em São Simão (GO). O evento que marcou o reinício dos trabalhos foi marcado pela presença de autoridades e empresários, entre eles o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB); o presidente da Caramuru Alimentos, Alberto Borges de Souza; além do prefeito de São Simão, Márcio Barbosa (PMDB).
Governador Marconi Perillo e o presidente da Caramuru Alimentos, Alberto Borges de Souza (Foto: Eduardo Ferreira)
"É um momento muito importante, talvez um dos mais importantes da história dessa região e da hidrovia de São Simão. Depois de um longo trabalho nosso e de muita persistência, estamos comemorando a saída desses comboios", destacou o governador, que também visitou as instalações da multinacional Louis Dreyfus Commodities, no Distrito Industrial do município. A Louis Dreyfus é uma comercializadora global e processadora de produtos agrícolas que opera uma significativa rede de ativos em todo o mundo.
A hidrovia
A hidrovia Paraná-Tietê tem 2,4 mil quilômetros de extensão, corta as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil e recebe o transporte de cargas e passageiros. A retomada do transporte em barcaças pela hidrovia reduz o custo de transportes em 40% e permite a retomada de viagens de tiro curto, mais vantajosa para os transportes rodoviários. Com a hidrovia aberta, mais de seis milhões de toneladas de cargas voltarão a ser escoadas pelo local, conforme destacou o governador.
"Depois de muito tempo de persistência, reuniões com ministro, acordos entre os governadores, hoje estamos aqui para comemorar essa grande vitória", disse o governador.
"São Simão caminha para se transformar num importante entreposto multimodal. Esta será a única hidrovia que oferece a intermodalidade de transporte - rodovia/hidrovia/ferrovia - até o porto de Santos. Isso mudará de forma definitiva a história econômica e social de São Simão", destacou o governador Marconi. Assista ao vídeo: