Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Mundo

Venezuela planeja cortes de eletricidade para economizar energia

Maduro reduziu carga horária no governo | 22.04.16 - 08:27
Brasília - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou na quainta-feira (21) que o governo deve cortar o fornecimento de energia elétrica por quatro horas nos próximos 40 dias, uma medida destinada a economizar energia num país onde blecautes são constantes. O racionamento irá começar na segunda-feira e irá atingir dez dos 23 Estados do País, afirmou o Ministro de Energia, Luis Motta Dominguez.

Segundo ele, os cortes foram necessários para reduzir o consumo residencial enquanto o governo aguarda a chuva necessária para fazer girar as turbinas de El Guri, um enorme lago na região oriental do país que fornece 65% de sua eletricidade.

"Com a ajuda de Deus, as chuvas virão", disse Motta, acrescentando que o sacrifício é patriótico e pedindo aos venezuelanos que demonstrem solidariedade. O anúncio acontece em meio a uma série de tentativas do governo para reduzir o consumo de energia na indústria, comércio e serviços.

Maduro reduziu a semana útil das estruturas do governo, fez shoppings fecharem mais cedo do que o de costume e introduziu um horário de verão já em abril, para os venezuelanos terem uma hora a mais de sol durante a jornada de trabalho.

"Quem vai repor a comida que estragar quando acontecerem esses cortes", disse Ana Gomez, uma contadora de 39 anos. "Quem vai garantir que serão apenas quatro horas?" O governo tem colocado a culpa sobre a crise elétrica principalmente sobre a longa seca que acomete o país, além da sabotagem feita por oponentes políticos do regime. "As chuvas estão escassas, e não recebemos água o suficiente para El Guri", disse Mota. De acordo com o ministro, o nível de água está agora a 242,7 metros acima do nível do mar. O patamar mínimo no qual a usina consegue operar e gerar eletricidade é 240 metros. Fonte: Dow Jones Newswires. (Agência Estado)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351