Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Entrevista

“Criamos estrutura para a manutenção do Estado", diz Marconi sobre crise

Governador falou a radialistas do interior | 29.04.16 - 11:55 “Criamos estrutura para a manutenção do Estado", diz Marconi sobre crise (Foto: Eduardo Ferreira)
 
A Redação
 
Goiânia - Em meio à crise nacional, Goiás vive uma situação econômica mais equilibrada que a de outros estados. Não por sorte, mas por visão administrativa somada a ações duras, mas necessárias. Foi o que afirmou o governador Marconi Perillo em entrevista a nove rádios de municípios da Região Norte de Goiás. 
 
“Minha experiência me levou a enxergar em 2014 que teríamos uma crise sem precedentes na história do Brasil em 2015 e 2016”, disse Marconi, ao lembrar que, ainda em 2014, fez a maior reforma administrativa da história do Estado. 
 
“Eliminei cerca de 10 mil cargos comissionados e temporários, diminuí despesas e reduzi o número de secretarias para dez”, recordou. “Todas essas economias me fizeram conseguir atravessar 2015, apesar da maior crise econômica da história do Brasil”. 
 
O governador falou também de assuntos de interesse direto de alguns municípios. Entre eles, saúde, segurança, rodovias, Vapt Vupt. E, ainda, sobre temas políticos, como eleições, impeachment da presidente Dilma Rousseff e da internação, obtida pelo governador, para o menino Davi, de 2 anos de idade, portador da Síndrome de Imunodeficiência Combinada Grave. 
 
Leia abaixo alguns trechos da entrevista:
 
Antecipação à crise
"Ainda em 2014, fiz a maior reforma administrativa da história do Estado. Eliminei cerca de 10 mil cargos comissionados e temporários, diminuí despesas e reduzi o número de secretarias para dez. Todas essas economias me fizeram conseguir atravessar 2015, apesar da maior crise econômica da história do Brasil. Tivemos no Brasil uma retração do PIB de 3,8%. Esse ano não vai ser diferente, talvez melhore um pouco se houver a mudança de governo. Mas nós fizemos o dever de casa, fizemos muita economia. É claro que tivemos de sacrificar investimentos, mas conseguimos manter a folha e as principais obrigações do Estado em dia".
 
Impeachment
"Ainda acho que não há como parar o processo de impeachment. Pelo que temos de informações, ele será admitido no Senado e teremos um novo governo. Eu acho que para este momento é bom que seja assim. Hoje há uma briga muito grande entre Câmara e Presidência da República.  Está tudo parado. Nada anda. Não podemos viver num País onde as instituições não funcionam. Muitos projetos dependem do Congresso e outros do governo federal. Se for para melhorar essa situação, tirar o Brasil do atoleiro, é melhor que haja a mudança. E que seja rápida. Porque está tudo parado".
 
Eleições municipais
"Eu acho que quanto mais o governador cuidar dos assuntos administrativos do governo, melhor. Em tempo de crise, é preciso concentração total do governador e da sua equipe para vencer os desafios da crise e fazer com que o Estado tenha condições de fazer mais investimentos. Eu tenho muito otimismo em relação a este governo. Nós tivemos muitas dificuldades no governo anterior também, e vencemos. Transformamos Goiás em um canteiro de obras, e é isso que eu quero. Não só em relação às obras, mas melhorar cada vez mais os serviços que são prestados à população, como o serviço que a gente presta no Vapt Vupt, nos hospitais do governo do Estado e também o que nós pretendemos fazer na área da educação e estamos fazendo na área da Segurança Pública".
 
Reflexo das missões internacionais
"(A região Norte) pode esperar sim (resultados das viagens feitas pelo governador ao exterior). Mas, como eu já disse, os prefeitos precisam vir atrás. Tem prefeito que vem aqui toda semana. Eu já autorizei, por exemplo, no passado, vários ofícios a um prefeito. Aí voltei à cidade, e ele me disse que não tinha andado nada do que eu tinha autorizado. Perguntei onde estavam os ofícios, e ele disse que estavam em sua gaveta. Aí não tem jeito. Os líderes precisam correr atrás para viabilizar".

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351