A Redação
Goiânia - O governador Marconi Perillo participou na noite de segunda-feira (20/6) do lançamento do livro “Da Colônia de Cocais aos Palácios – Memórias da Família Santillo”, de Adhemar Santillo. Realizado no Salão Dona Gercina Borges, do Palácio das Esmeraldas, o evento atraiu mais de 200 pessoas, entre autoridades, amigos e parentes da família Santillo.
A solenidade foi prestigiada pelo governador do Tocantins, Marcelo Miranda, e pelo pai dele, Brito Miranda, ex-deputado estadual em Goiás durante o período em que Henrique Santillo governou Goiás.
O autor do livro, Adhemar Santillo, irmão de Henrique Santillo, revela na obra a trajetória da família. O pai, Virgínio Santillo, chegou a Anápolis, após trabalhar como lavrador em Cravinhos, no interior de São Paulo. “Ele foi o grande herói da família, o grande incentivador de todos nós, forjando nosso caráter, mostrando que na vida não é só ‘ter’, é preciso que a gente seja alguma coisa”, disse sobre o pai.
Em discurso, Marconi Perillo afirmou ser “Santillista”. Disse ter aprendido a admirar a família Santillo, por conta da resistência dos “irmãos coragem” título que Henrique e Adhemar receberam enquanto resistiam à ditadura militar, nas décadas de 1960/70.
Na obra, Adhemar conta em detalhes os bastidores da política goiana. “Depois de 40 anos da morte de meu pai, tive a coragem de lançar o livro. Conto a história política de Henrique, que tem uma história brilhante e extraordinária. As vitórias alcançadas por ele”, contou.
Participaram da solenidade, também, a esposa de Adhemar Santillo, a ex-deputada Onaide Santillo, a presidente do TCE e filha de Henrique Santillo, Carla Santillo e secretários estaduais.