Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Brasileiros retornam neste domingo ao país | 15.01.12 - 15:15
(Foto: Gregório Borgia/Associated Press/AE)
Equipes de resgate encontraram mais dois corpos no navio Costa Concordia, parcialmente submerso na costa da Itália, elevando a cinco o número total de mortes confirmadas até agora no naufrágio. O navio de cruzeiro, que levava mais de 4,2 mil pessoas, incluindo mil tripulantes, naufragou na noite de sexta-feira (13/1), próximo à ilha de Giglio após se chocar com uma rocha.
Segundo a guarda costeira, os mergulhadores que vasculhavam a embarcação encontraram os dois corpos, de dois homens, presos em um dos pontos de encontro do navio. Entre a madrugada e a manhã de hoje (15/1), outras três pessoas haviam sido encontradas com vida dentro do navio – um casal sul-coreano em lua-de-mel e um tripulante, que sofreu ferimentos na perna.
Três corpos já haviam sido encontrados ontem (14/1), de dois passageiros franceses e um tripulante peruano. Cerca de 15 pessoas ainda estão desaparecidas. A maioria dos ocupantes do navio eram italianos, alemães e franceses.
Brasileiros
A bordo do Costa Concordia, 53 brasileiros estavam, sendo 47 passageiros e seis tripulantes. Segundo o Itamaraty, todos sobreviveram. O primeiro grupo de brasileiros retornam ainda hoje (15) ao Brasil. Segundo o cônsul geral-adjunto em Milão, Antônio Luz, 26 brasileiros que perderam os documentos procuraram o consulado brasileiro em Milão ontem (14). Desse total, 24 receberam a Autorização de Retorno ao Brasil (ARB).
Dois brasileiros preferiram esperar até amanhã, no horário de expediente, para que sejam emitidos passaportes e eles possam continuar a viagem pela Europa. De acordo com Luz, hoje, mais dois brasileiros receberam a ARB. Segundo o cônsul, entre os brasileiros que voltam ao Brasil, 17 são membros de uma mesma família de Fortaleza. Eles foram para Lisboa hoje, de onde embarcam para o Brasil. (Agência Brasil)