A Redação
Goiânia - A Prefeitura de Goiânia, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), lançou na manhã desta quinta-feira (04/08) o aplicativo NetConsulta. O sistema é a versão virtual do serviço de marcação de consultas eletivas (não emergenciais) na rede básica de saúde para clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia.
A partir de hoje, os usuários cadastrados e regulados por meio da Central já podem utilizar o novo sistema. Serão ofertadas pelo NetConsulta inicialmente 10% das vagas de consultas disponibilizadas pela Secretaria de Saúde para uso no Teleconsulta. Isso corresponde a cerca mil vagas toda semana, que devem variar de acordo com a agenda ofertada pela SMS. Estão incluídos no sistema on-line todos os 35 Cais, Ciams e Centros de Saúde da capital, com exceção das unidades de Estratégia da Saúde da Família (ESF). Os usuários poderão escolher as unidades mais próximas da sua localização atual, já que o sistema utiliza GPS para o georeferenciamento.
De acordo com o prefeito Paulo Garcia, a nova ferramenta significa um avanço tecnológico muito grande na área da saúde em Goiânia. Ele comenta que o NetConsulta foi desenvolvido e testado de forma eficaz para proporcionar aos usuários mais um meio de acesso à rede básica de saúde. “Eu sempre fiz apologia à integração da tecnologia em nosso cotidiano, e acredito que isso é inevitável em todas as áreas das nossas vidas. É mais um aplicativo que vai facilitar o acesso do usuário ao Sistema Único de Saúde. Nós esperamos que essa ferramenta que foi muito bem pensada e planejada venha de encontro com as necessidades da comunidade. ”
O secretário municipal de Saúde, Fernando Machado, explica que a meta é que nos próximos 12 meses pelo menos 50% da população já esteja adepta ao aplicativo. Segundo ele, a novidade vem ao encontro da proposta da prefeitura de Goiânia em facilitar a vida dos usuários dos serviços públicos, assim como na ocasião da criação do Teleconsulta, há 10 anos. “Antes de criarmos o serviço de agendamento de consultas por telefone, os pacientes enfrentavam longas filas nas unidades de saúde. Conseguimos aliar a tecnologia e trazer inúmeros benefícios a população, que hoje tem o conforte de fazer tudo pelo telefone, e agora pelo aplicativo de celular”, completou.
Regras de marcação
- É necessário já possuir cadastro completo no Teleconsulta, com número do cartão SUS;
- Caso não lembre o número do cartão SUS, acesse http://cartaosus.com.br/consulta-cartao-sus/ ou baixe o aplicativo Cartão SUS Digital;
- Caso não tenha cartão SUS, deverá comparecer em qualquer unidade de saúde de Goiânia, com comprovante de endereço e documentos pessoais
- Ao acessar, o usuário deve se identificar com o Cartão SUS e data de nascimento;
- O usuário deve conferir e atualizar os seus dados;
- A marcação de múltiplas consultas pelo mesmo dispositivo serão monitoradas;
- Usuários de PSF cobertos por médicos de saúde da família não podem marcar (assim como também não marcam no Teleconsulta);
- O usuário recebe a confirmação do agendamento da consulta através do próprio APP, ou via e-mail caso tenha marcado pelo computador.
Como fazer o agendamento no aplicativo
- Informe o número do cartão SUS e a data de nascimento
- Escolha no mapa a unidade de saúde que deseja o atendimento
- Selecione a especialidade
- Escolha a data
- Escolha o horário/profissional de saúde
- Confirme a sua consulta
- O usuário receberá uma mensagem de confirmação
- Caso precise cancelar a consulta, acesse o menu e o item “cancelar consultas”
- Caso queira avaliar as consultas, acesse o menu e o item “avaliar consultas”
Metodologia de tratativa de vagas
- 10% das consultas destinadas ao Teleconsulta são convertidas em vagas para o NetConsulta;
- O usuário do NetConsulta, web ou App, vê as vagas do dia atual até 5 dias à frente;
- Caso a vaga esteja ociosa, ou seja, ninguém fez o agendamento em até 24 horas da data da consulta, a mesma retorna para o Teleconsulta.