Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiás contra o Aedes

Marconi entrega certificado "Município Aedes Zero" a 30 prefeitos goianos

Governador comemorou sucesso da ação | 31.08.16 - 11:42 Marconi entrega certificado "Município Aedes Zero" a 30 prefeitos goianos (Foto: Lailson Damasio de Melo)
 
A Redação
 
Goiânia - O governador Marconi Perillo e o secretário da Saúde, Leonardo Vilela, entregaram nesta quarta-feira (31/8) certificados de Município Aedes Zero a representantes de 30 municípios goianos. A solenidade ocorreu no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. 
 
Os outros 216 municípios goianos receberam o certificado “Menos de 1% Aedes”, pela redução da infestação em seus territórios. Marconi exaltou o trabalho de toda a sociedade goiana no combate ao mosquito Aedes aegypti. “Quando sociedade e governo se unem, conseguimos vencer desafios. Estamos com a sensação de dever cumprido”, afirmou.
 
“No final do ano passado, o país se abateu emocionalmente devido ao aumento da dengue, da zika e da chikungunya. O Brasil se uniu em busca do combate ao mosquito Aedes. Nós não cruzamos os braços. Aqui em Goiás, conseguimos erradicar em 30 municípios e já temos o mapa verde em todas as cidades goianas. Há um reconhecimento público àqueles que nos ajudaram anonimamente a alcançar esse sucesso. Refiro-me às famílias, e a toda sociedade civil organizada que se envolveu nesta batalha”, comemorou o governador.
 

(Foto: Lailson Damasio de Melo)
 
A ação “Goiás contra o Aedes” foi lançada em 15 de dezembro de 2015, e realizada, de forma intensiva, em todo o território goiano desde o início do ano. Nos seis primeiros meses do ano, os índices de infestação do Aedes caíram de 3,99% para 0,2% em todo o Estado. Nesse período, equipes compostas por servidores da SES, agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, membros de entidades representativas da comunidade, funcionários de órgãos públicos municipais e voluntários visitaram mais de 10 milhões de imóveis. 
 
Leonardo Vilela afirmou que o certificado que os prefeitos receberam é um atestado de competência e compromisso com a população. “Queremos que vocês sejam o exemplo para todos os prefeitos goianos e brasileiros.  Os outros 216 municípios também merecem nosso respeito porque todos conseguiram baixar as taxas de casos de dengue. Vamos começar o próximo período chuvoso com índices bem menores”.
 
Além do certificado, as cidades receberam também incentivos financeiros, totalizando R$ 319.052,85. 
 
Os 30 municípios que conseguiram o êxito de 0% de infestação são: Aloândia, Alto Horizonte, Americano do Brasil, Anhanguera, Avelinópolis, Brazabrantes, Buriti de Goiás, Campestre de Goiás, Campinorte, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Chapadão do Céu, Córrego do Ouro, Doverlândia, Edéia, Gameleira de Goiás, Guaraíta, Jesúpolis, Moiporá, Morro Agudo de Goiás, Nova América, Pilar de Goiás, Pontalina, Porteirão, Sanclerlândia, Santa Rosa de Goiás, Tuverlândia, Turvânia, Vicentinópolis e São Patrício. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351