A Redação
Goiânia - Delegação asiática interessada em fazer negócios em terras goianas foi recebida pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, que, em nome do governo do Estado, apresentou as potencialidades goianas e aspectos da gestão pública, além de intermediar o diálogo entre os grupos. O encontro foi realizado na sexta-feira (9/9).
O principal objetivo da missão da província de Hebei (CHN) a Goiás é promover o fortalecimento das relações comerciais, uma vez que são signatários de um acordo de amizade formalizado há 17 anos. A delegação oriental tem interesse, ainda, em conhecer as autoridades responsáveis pela agricultura no Estado e desenvolver ações para incrementar a cooperação mútua do ponto vista econômico.
Durante o encontro, o vice-governador e titular da SSPAP, José Eliton, destacou que o Brasil vive uma recuperação econômica e que “Goiás se preparou para atravessar a crise, sob a liderança do governador Marconi Perillo”. Ele afirmou, ainda, que o Estado possui atualmente várias frentes de polos industriais e reforçou o “desejo de estreitar relações com Hebei”.
O vice-governador da província de Hebei, Shen Xiaoping, disse que seu estado é rico em agricultura. Destacou, também, os investimentos em transporte e logística no país asiático. Shen Xiaoping também exaltou o potencial na criação de bovinos do Estado de Goiás. “Vamos avançar na cooperação econômica”, resumiu. Durante a reunião, a delegação asiática formalizou o convite para que a comitiva goiana participe do 10º Encontro da Cúpula Empresarial China-América latina, que será realizado entre os dias 14 e 15 de outubro.
Em 2011, a convite das autoridades da Província de Hebei, uma delegação do governo de Goiás esteve em Shijiazhuang (capital da província) para falar das potencialidades agrícolas do estado. Segundo o superintendente de Agricultura da SED, Antônio Flávio, foram quatro dias de reuniões, em que se apresentou toda a produção goiana de grãos, especialmente de soja.