Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Em Senador Canedo

Frigorífico da JBS é interditado por intoxicação de funcionários

Vazamento de amônia resultou na interdição | 23.09.16 - 12:28 Frigorífico da JBS é interditado por intoxicação de funcionários (Foto: divulgação)

A Redação

Goiânia -
Auditores fiscais do trabalho ligados à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Goiás (SRTE-GO) interditaram, nesta quinta-feira (22/9), um frigorífico da JBS em Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia. Um vazamento de amônia no local resultou na intoxicação de mais de 60 trabalhadores nesta semana e, em função disso, os auditores fiscais do trabalho realizaram a ação de fiscalização. 

De acordo com o auditor fiscal Rogério Silva Araújo, que integrou a equipe de fiscalização da SRTE-GO, os funcionários estavam sujeitos a novos vazamentos. 
 
"Além disso, identificamos falta de inspeção das tubulações que transportam os gases sob pressão, em especial as que transportam amônia", explica Rogério. "Sem falar no enorme risco de explosão", acrescenta o auditor fiscal. Em função da interdição das tubulações, todas as atividades do frigorífico ficam comprometidas ou suspensas. É o terceiro acidente em instalações da JBS só este ano no Brasil. 
 
"Nosso foco é a segurança do trabalhador e vamos continuar intensificando as ações de fiscalização em todo o Estado. Esse tipo de acidente não pode se repetir", completa Rogério. 
 
O frigorífico terá que se adequar a todas as exigências e regularizar os sistemas de tubulação para que os profissionais voltem a trabalhar normalmente. O trabalho desta quinta contou com a coordenação da auditora fiscal do trabalho Roberta Ribeiro Roncato e também com o auxílio da auditora fiscal do trabalho Anna Paula Porto.  
 
O acidente
Na última terça-feira (20/9), um vazamento de amônia no frigorífico da JBS em Senador Canedo deixou mais de 60 trabalhadores intoxicados. A sala onde a carne é desossada foi uma das alas mais afetadas. Todo o prédio foi evacuado e os funcionários intoxicados foram encaminhados para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Senador Canedo e para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo).
 
Em função da inalação da substância, muitos trabalhadores chegaram a desmaiar. A inalação causa falta de ar, tonturas e desmaios. Se a substância que vazou entrar em contato com a pele pode resultar em graves queimaduras, conforme destaca o Corpo de Bombeiros.

Confira a nota da JBS enviada à imprensa
A JBS confirma a inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizada hoje (22) na unidade de Senador Canedo (GO), que resultou na interdição da planta. A retomada da produção deverá ocorrer após a entrega dos documentos solicitados pelo órgão, o que deve ser realizado nesta sexta-feira (23). A empresa informa que os itens apontados na fiscalização do MTE constam de plano de ação da Companhia, que atenderá a todas as determinações dentro dos prazos determinados. A JBS esclarece ainda que o incidente ocorrido no dia 20 deveu-se a uma falha operacional sem relação com a auditoria do MTE.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351