Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Efeito da crise

Número de consumidores que desistem de comprar casa própria cresce 276%

Procon-GO fez levantamento dos últimos 8 meses | 27.09.16 - 11:30
 
A Redação
 
Goiânia - Levantamento realizado pelo Procon Goiás mostra que o número de consumidores que desistiram do sonho da casa própria em 2016 subiu 276%. Contratos de compra e venda de loteamento foram os mais afetados.
 
A falta de um planejamento prévio, aliado à crise financeira do País, tem resultado na decisão de ter que pleitear a devolução de parte do valor que foi pago. Nos contratos de compra e venda de lote, em sua maioria, está previsto o reajuste das parcelas com base no IGP-M (Índice Geral de Preço e Mercado) acrescido de juros de até 1% ao mês.
 
Isso significa que nos contratos firmados para pagamento em longo prazo, com pouco tempo as parcelas já estarão praticamente impagáveis, dependendo da situação econômica do consumidor, pois o poder de compra do trabalhador não segue no mesmo ritmo que os índices utilizados nos reajustes das parcelas utilizados neste tipo de financiamento.
 
Com base nas solicitações de cálculos protocoladas, o Procon Goiás identificou que, quando o consumidor chega nessa situação, acredita estar pagando um valor abusivo, e aí que solicita o cálculo. Após realizado, e constatando o valor cobrado perfeitamente de acordo com o que estava previsto no contrato, o mesmo solicita outro tipo de cálculo: a desistência e devolução de parte dos valores pagos corrigidos. 
 
A orientação do Procon é que o consumidor sempre faça uma simulação prévia da evolução do valor das parcelas antes de assinar o contrato. Também devem buscar auxílio junto aos órgãos de defesa do consumidor, sanando possíveis dúvidas, principalmente da forma de reajuste das parcelas para poder avaliar a capacidade dos pagamentos das parcelas futuras.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351