Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

No Teatro Goiânia

Goiânia Mostra Curtas começa nesta terça com homenagem a Irandhir Santos

Abertura terá show gratuito de Jards Macalé | 04.10.16 - 18:34 Goiânia Mostra Curtas começa nesta terça com homenagem a Irandhir Santos (Foto: divulgação)

A Redação

Goiânia -
A 16ª edição do Goiânia Mostra Curtas, festival nacional de cinema em curta-metragem, abre sua programação nesta terça-feira (4/10), homenageando o ator Irandhir Santos. Na ocasião, será exibida a obra Décimo Segundo, dirigida por Leonardo Lacca, que conta com atuação do premiado artista pernambucano. A programação, que começa a partir das 20h, terá, ainda, pocket show de Jards Macalé.  O evento é realizado no Teatro Goiânia, com entrada gratuita.
 
Homenageado in memorian, o cineasta, ator e roteirista Zózimo Bulbul também será celebrado no primeiro dia do festival, com a exibição da sua obra Alma no Olho (1973). O filme integra a Curta Mostra Especial, que neste ano leva a temática Cinema Negro Brasil Contemporâneo.
 
Até o dia 9 de outubro, a 16ª Goiânia Mostra Curtas oferece uma ampla agenda cultural ao público, totalmente gratuita. São cinco mostras, que contemplam a diversidade de gêneros e formatos da produção audiovisual brasileira: Curta Mostra Especial, Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Municípios e 15ª Mostrinha – dedicada ao público infantil. A programação inclui, também, palestras, seminários, laboratórios e oficinas, encontros e lançamentos literários.
 
Mostra Especial
Apresentar um panorama sobre a produção de curta-metragens feita por realizadores negros no século 21 é a intenção da Curta Mostra Especial – Cinema Negro Brasil Contemporâneo, que integra a programação da 16ª Goiânia Mostra Curtas. Nos dias da programação o público poderá conferir filmes que ilustram como as mudanças sociais, que vem acontecendo nos últimos anos, têm propiciado o surgimento de uma nova geração de cineastas.
 
A Curta Mostra Especial é temática e não-competitiva – diferente das demais que compõem o festival. Grandes nomes representativos da temática serão homenageados na Curta Mostra Especial: Zózimo Bulbul (in memoriam), considerado um dos maiores expoentes da cinematografia afro-brasileira dos anos 60 e 70, Adelia Sampaio, primeira realizadora negra brasileira em longa-metragem, famosa por seus trabalhos nos anos 80, e as atrizes Ruth de Souza e Chica Xavier, intituladas Damas Negras.
 
Mostras Competitivas
São quatro mostras competitivas na programação – a maior, a Curta Mostra Brasil, conta com 44 filmes de 14 Estados. Entre a seleção, que apresenta um panorama atual da produção nacional em curta-metragem, há duas obras goianas, E o Galo Cantou, dirigida por Daniel Calil, e A Militante, de Pedro Novaes. A curadoria é assinada pela diretora do festival, Maria Abdalla, com exceção dos filmes representantes de Goiás.
 
O público infantil tem, na Mostrinha, sua vez. Serão exibidos seis filmes, de quatro Estados diferentes, com intuito de promover diversão e educação na sala de cinema, com crivo da curadora Geórgia Cynara. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351