Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

A União faz o crescimento

Marconi diz que Goiânia precisa ampliar parcerias para enfrentar desafios

Afirmação foi feita em artigo no DM | 24.10.16 - 18:21 Marconi diz que Goiânia precisa ampliar parcerias para enfrentar desafios (Foto: Wilson Dias) 
A Redação
 
Goiânia - O governador de Goiás, Marconi Perillo, afirma que os desafios impostos pelo crescimento de Goiânia "exigem uma administração que atue em plena parceria com os governos estadual e federal e amplo diálogo com a população". No texto, intitulado Goiânia do Futuro, publicado no jornal Diário da Manhã desta segunda-feira (24/10), por ocasião do aniversário de 83 anos de fundação da capital, Marconi afirma que a cidade é prioridade máxima na divisão dos investimentos do Governo de Goiás no Estado.
 
"A dimensão desses desafios e dilemas da capital de Goiás exige a formulação de políticas públicas de médio e longo prazos, pensadas em conjunto com o Governo do Estado e com os demais municípios da região metropolitana, que concentra 30% da população goiana", afirm o governador, detalhando os investimentos feitos pelo Governo de Goiás no município. Segundo Marconi, a capital "requer uma administração com visão moderna, com habilidade para identificar, ao redor do Brasil e do mundo, as soluções mais adequadas para os gargalos a serem enfrentados".
 
Segundo o governador, a nova administração da capital, que será escolhida em segundo turno no próximo domingo (30/10) terá de ser "capaz de definir, em um amplo e transparente diálogo com a população, um programa de governo eficiente nas diversas áreas, especialmente na mobilidade, na expansão urbana, nos serviços de manutenção, limpeza e iluminação, na educação e na saúde". Ainda segundo ele, "ao mesmo tempo em que carece de intervenções à altura das grandes metrópoles contemporâneas, é imprescindível que Goiânia passe por um resgate histórico que recupere e promova seu patrimônio arquitetônico".
 
Marconi cita os investimentos realizados pelo Governo de Goiás na capital, destacando as obras em infraestrutura, segurança pública, saneamento, saúde e educação. "Goiânia sempre esteve no topo das prioridades de nossas administrações. Nos últimos cinco anos, realizamos mais de R$ 2 bilhões em investimentos na capital, os maiores da história", afirma o governador. "Intervenções que dinamizaram e diversificaram a economia da capital e atraíram novos investimentos privados, gerando emprego e renda para os goianienses", disse.
 
Leia, abaixo, a íntegra do artigo do governador.
 
Goiânia do futuro
 
Marconi Perillo
 
Goiânia completa hoje 83 anos de fundação diante dos desafios e dilemas da metrópole nacional na qual se transformou nas duas últimas décadas. As soluções passarão, necessariamente, por uma administração pública capaz de definir, em um amplo e transparente diálogo com a população, um programa de governo eficiente nas diversas áreas, especialmente na mobilidade, na expansão urbana, nos serviços de manutenção, limpeza e iluminação, na educação e na saúde.
 
A dimensão desses desafios e dilemas da capital de Goiás exige a formulação de políticas públicas de médio e longo prazos, pensadas em conjunto com o Governo do Estado e com os demais municípios da região metropolitana, que concentra 30% da população goiana. Requer uma administração com visão moderna, com habilidade para identificar, ao redor do Brasil e do mundo, as soluções mais adequadas para os gargalos a serem enfrentados.
 
Ao mesmo tempo em que carece de intervenções à altura das grandes metrópoles contemporâneas, é imprescindível que Goiânia passe por um resgate histórico que recupere e promova seu patrimônio arquitetônico, composto não apenas pelo belíssimo estilo Art Déco, mas também pelo Neocolonial, Normando, Moderno e Eclético, todos encontrados pelas ruas do Centro da capital, conforme registra a jornalista Amanda Barreto em Art Déco: Depoimentos e Imagens.
 
Parte desse resgate já teve início com a recuperação urbanística e histórica da Praça Cívica, executada em parceria entre o Governo de Goiás e a Prefeitura de Goiânia. Em parceria com o Ministério da Cultura (Minc), estamos agora elaborando os projetos de restauração do conjunto arquitetônico da praça, que será transformado em um grande espaço cultural e de convivência formado por museus, espaços para apresentações e lazer.
 
Goiânia sempre esteve no topo das prioridades de nossas administrações. Nos últimos cinco anos, realizamos mais de R$ 2 bilhões em investimentos na capital, os maiores da história. Intervenções que dinamizaram e diversificaram a economia da capital e atraíram novos investimentos privados, gerando emprego e renda para os goianienses.
 
Duplicamos as rodovias que dão acesso ao interior, junto à implantação de viadutos, iluminação e ciclovias; reconstruímos o Autódromo Internacional Ayrton Senna; construímos a Vila Cultural, o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol) e o Centro de Excelência do Esporte e estamos finalizando o Hospital do Servidor, que será entregue no ano que vem.
 
Os investimentos do Governo de Goiás também garantem mais qualidade de vida e saúde para a população de Goiânia. No saneamento, estamos universalizando o sistema de coleta de esgoto e garantindo o abastecimento de água tratada com a conclusão do Sistema Produtor Mauro Borges; a gestão compartilhada dos hospitais estaduais com Organizações Sociais (OSs) revolucionou o atendimento na saúde, acabando com as filas e a espera por exames e leitos; na habitação, promovemos a regularização de moradias e beneficiamos milhares de famílias com o Cheque Moradia Reforma e Construção; elevamos a qualidade da educação, que está entre as melhores do País, segundo o Ideb.
 
Ainda na educação, ampliamos o acesso ao ensino superior e, com a Bolsa Universitária e a Universidade Estadual de Goiás (UEG), inserimos Goiânia entre os grandes centros de formação acadêmica do Brasil. A capital também entrou para a cena contemporânea cultural com os investimentos do Fundo de Cultura e a Lei Goyazes e o marco da construção do Centro Cultural Oscar Niemeyer, um dos ícones mundiais do traçado, da função social e da genialidade da obra do arquiteto brasileiro que dá nome ao complexo.
 
Em suma, o Governo de Goiás vem tratando Goiânia com amor e carinho, realizando obras que melhorem a vida dos goianienses e garantam conforto para quem visita a capital a passeio ou negócios. A administração estadual tem sido decisiva e imprescindível também para os investimentos federais, a exemplo da conclusão das obras do Aeroporto Internacional Santa Genoveva, entregues neste ano. Em parceria com o próximo prefeito, vamos propor um novo conjunto de investimentos em infraestrutura, com prioridade para as obras que completem as intervenções em mobilidade já realizadas nas saídas de Goiânia.
 
Entre os investimentos prioritários estão ainda as obras dos BRTs Norte-Sul e Leste-Oeste. Vamos atuar junto ao governo do presidente Michel Temer para garantir os recursos necessários para a conclusão do traçado Norte-Sul das vias de ônibus expressos. Estamos também elaborando os projetos para a modernização da linha Leste-Oeste do Eixo Anhanguera. A exemplo do que foi feito em São Paulo e no Rio de Janeiro, os BRTs são intervenções extremamente eficientes para o transporte público de massa, como alternativa aos vultosos investimentos exigidos para a implantação de linhas de metrô.
 
A segurança pública de qualidade é máxima prioridade do Governo de Goiás para Goiânia. Aumentamos em 30% os efetivos das polícias, investimos permanentemente na atualização da frota e dos equipamentos e na valorização a atualização das carreiras das corporações. Estamos combatendo o crime com a adoção das mais modernas ferramentas de gestão e inteligência, que tem no Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC) o cérebro das operações policiais. Graças a esses investimentos, reduzimos em 25,5% a taxa de homicídios nos últimos 12 meses terminados em setembro.
 
Os desafios impostos pelo crescimento de Goiânia exigem uma administração que atue em plena parceria com os governos estadual e federal e amplo diálogo com a população. Ninguém melhor do que os próprios goianienses, que enfrentam diariamente a rotina de uma cidade dinâmica e moderna, já plenamente integrada ao restante do mundo. Precisamos avançar muito mais e planejar a Goiânia do futuro, ainda mais próspera e com qualidade de vida à altura de sua população empreendedora.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351