Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

SEGURANÇA PÚBLICA

Marconi volta a defender mudança na legislação penal brasileira

Governador fala em criação de fundo nacional | 27.10.16 - 18:47 Marconi volta a defender mudança na legislação penal brasileira (Foto: Reprodução - Facebook)

A Redação

Goiânia -
Em entrevista a rádios da região sudeste de Goiás nesta quarta-feira (26/10), o governador Marconi Perillo reiterou a necessidade  de mudar com urgência a legislação penal brasileira, de modo a endurecer a punição aos crimes. Marconi disse que tem conversado com deputados e senadores a respeito desse tema e também sobre a mudança no sistema de financiamento da segurança pública, para que os governos federal, estaduais e municipais possam investir em segurança a partir da criação de um fundo para o setor.
 
“É preciso endurecer em relação aos crimes. Especialmente aos crimes hediondos e aos crimes mais terríveis, que são praticados contra a população. E eu tenho falado muito com senadores e deputados sobre isso. Já existe uma conscientização por parte de muitos deputados de que a legislação tem que ser mudada”, afirmou.
 
Marconi ressaltou ainda que a polícia goiana tem atuado de forma contundente na prisão de criminosos, mas a legislação é extremamente frágil quanto à punição aos crimes, o que resulta na reiteração. 
 
“Para se ter ideia, alguém comete um latrocínio terrível, mata dez de uma vez. Ele vai para a cadeia e tem que ficar 30 anos preso. É o máximo. Se ele cumpre 1/6 dessa pena, ou seja, 5 anos, ele já pode ser colocado em liberdade condicional. Enfim, essa legislação tem que ser mudada”, enfatizou.
 
O governador falou também da necessidade de criação de um fundo nacional que reúna recursos do governo federal, governos estaduais e municipais para financiar a segurança pública, já que a responsabilidade de investimento no setor é integralmente dos governos estaduais. 
 
“Hoje a polícia de Goiás é muito boa porque nós investimos muito em inteligência. A gente elucida crimes, como foi aquele caso do serial killer, por conta dos investimentos em inteligência. Mas é preciso ter mais dinheiro. O governo federal não gasta nada e nem os municípios são obrigados a gastar. Então, se tivéssemos mais dinheiro, se nós tivéssemos o Ministério da Segurança, se nós tivéssemos uma vinculação de dinheiro federal para essa segurança, nós podemos fazer mais”, observou.
 
No ano passado, Goiás foi o estado que proporcionalmente mais investiu em segurança pública, 12,55 % do orçamento, o equivalente a R$ 2.755.000.000,00. Na comparação entre setembro deste ano e igual período de 2015, o número de homicídios teve queda de 25,45%. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, houve ainda, nesse período, redução nos casos de furtos a transeuntes (-40,37%); furtos em comércio (-33,84%); furtos de veículos (-29,77%); estupros (-28,57%); roubos de veículos (-19,91%); tentativas de homicídios (-11,94%); roubos a transeuntes (-10,45%); e furtos em residências (-8,4%). 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351