Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Projeto Quelônios da Amazônia

Rio Araguaia recebe monitoramento de eclosão de ovos de tartaruga

Ibama acompanha os trabalhos em Crixás (GO) | 12.12.16 - 16:42 Rio Araguaia recebe monitoramento de eclosão de ovos de tartaruga (Foto: Divulgação)
A Redação
 
Goiânia - O Rio Araguaia, trecho que passa pela cidade de Crixás, está recebendo o Projeto Quelônios da Amazônia (PQA) para fazer o monitoramento da eclosão de ovos de tartarugas-da-amazônia. O Projeto tem como objetivo desenvolver estudos e manejos em prol da conservação dos quelônios, criando alternativas sustentáveis a serem praticadas pelas comunidades que dependem desses animais. Todas as ações são acompanhadas pelo Ibama, por meio da chefe do Núcleo de Fauna, Cristiane de Oliveira.
 
Durante a ação, a equipe pôde realizar, com apoio do Instituto Boitatá, a marcação de 13594 filhotes na Praia da Saudade e 4 mil na Praia da Onça. Nos dois locais, mais de 50 ninhos foram abertos para contagem dos filhotes. As atividades têm como foco a proteção dos ninhos, marcação e biometria dos filhotes.  O Projeto garante a sobrevivência dos animais e contribui para a melhora da qualidade de vida e consciência ambiental das comunidades ribeirinhas.
 
Além desta etapa do trabalho, o PQA realiza o monitoramento da população adulta de tartarugas-da-amazônia, no Rio Crixás. Segundo dados do projeto, estima-se a existência de 11600 tartarugas adultas na região.
 
O acompanhamento da eclosão dos ovos deve durar até o final da semana, e ainda não há previsão do número de filhotes nascidos no local. As ações mais recentes de proteção aos quelônios fazem parte do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Quelônios (PAN). 
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351