Lucas Cássio
Goiânia - Após 15 anos da última atualização, o Plano Diretor de Aparecida de Goiânia (GO) foi renovado e sancionado na tarde desta quinta-feira (15/12) pelo prefeito Manguito Vilela. Na solenidade, que contou com a participação do governador de Goiás, Marconi Perillo, termos de parcerias entre o município e o governo estadual foram assinados. O evento foi realizado na nova sede da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), no setor Village Garavelo.
Para Maguito, a atualização do plano é essencial para o desenvolvimento econômico do município. “Vai dar muito agilidade e vai ajudar aqueles que querem investir em Aparecida, e naturalmente vai ajudar a cidade a dar um novo salto de desenvolvimento. Além do plano diretor, nós vamos assinar algumas ordens de serviço, vamos fazer algumas parcerias muito importantes”, afirmou.
O último Plano Diretor do município havia sido sancionado em 2001. Segundo o secretário municipal de planejamento, Afonso Boaventura, um dos focos do novo projeto vai ser a ocupação dos vazios urbanos provocados pela expansão da cidade nos últimos anos. “Aparecida era uma cidade descompacta, com grandes vazios urbanos. O grande foco inicial foi a ocupação desses vazios”, disse.
“O novo Plano Diretor também foca na qualidade de vida da população aparecidense e na continuação do desenvolvimento de Aparecida. Foi um plano voltado para buscar a desburocratização com leis ágeis e claras para dar uma segurança jurídica para os empreendedores que estão se instalando no município”, ressaltou Afonso Boaventura.
Para o diretor da Cinq Desenvolvimento Imobiliário, o novo plano deve facilitar a expansão dos negócios na cidade. “A partir do momento que você moderniza o plano diretor ele vai fazer com que as empresas fiquem estimuladas para fazer novos investimentos aqui”, afirmou.
Parcerias com o governo estadual
O governador de Goiás, Marconi Perillo, participou da solenidade e realizou a transferência de uma área de 530 mil metros quadrados do Estado para o município de Aparecida de Goiânia. No local vai ser construído o Complexo Logístico Industrial e Alfandegário (CLIA).
Na ocasião também foram assinados os termos de parceria entre a prefeitura e o governo estadual para a construção do Centro de Convenções de Aparecida e o de transferência de uma área do município para a Celg. O local vai ser destinado para a implantação da subestação de energia da região leste de Aparecida.