Adriana Marinelli
Goiânia - O verão chegou com tudo para os goianieses e a previsão é que o calor continue castigando nos próximos dias. Nesta terça-feira (3/1), a temperatura chegou a 32°C em Goiânia, mas as previsões indicam máximas ainda mais elevadas para sexta-feira e para o próximo final de semana: 33°C.
Em entrevista ao jornal A Redação, a superintendente do Sistema de Meteorologia e Hidrologia do Estado de Goiás (Simehgo), Rosidalva Lopes, informou que o calor intenso está dentro da normalidade. "Tudo está dentro do esperado para a estação verão. O que pode acontecer é de a sensação térmica estar um pouco mais elevada em razão da baixa umidade do ar", explica.
Segundo a superintendente, a umidade do ar deveria estar na casa dos 70%. No entanto, os marcadores indicam pouco menos de 40% na capital goiana. "Isso se dá em razão da falta de chuva e da pouca quantidade de água na atmosfera. Mas reforço que tudo está dentro da normalidade", acrescenta, explicando que em locais de pouca circulação de ar a situação pode parecer ainda mais complicada. "No centro, por exemplo, o calor é mais intenso. Os prédios impedem a passagem de ar, o que resulta em ambientes mais abafados".
Calor mais intenso
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Goiânia pode registrar na sexta-feira (6/1), no sábado (7) e no domingo (8) temperatura máxima de 33°C. Caso a previsão se concretize, a sensação térmica pode ultrapassar a casa dos 35°C.
"Mas as chuvas de verão, conhecidas por serem rápidas e intensas, podem ajudar a melhorar a umidade do ar e, consequentemente, a abaixar a temperatura. Então, caso sejam registradas pancadas de chuvas nos dois próximos dias, pode ser que a temperatura seja mais amena do que o previsto para o final da semana", esclarece.