Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

15 por dia

Hugol atende mais de 5 mil acidentados em 11 meses

Hospital atua na prevenção de acidente | 11.01.17 - 09:30 Hugol atende mais de 5 mil acidentados em 11 meses (Foto: divulgação) 
A Redação
 
Goiânia - Dentre os atendimentos em traumatologia, o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) já atendeu 5.127 vítimas de acidentes de trânsito na emergência da unidade, no período de janeiro a novembro de 2016, o que representa 17% do total de atendimentos de urgência e emergência. Essa estatística demonstra que uma média de 15 pessoas envolvidas em atropelamentos (10%) e em batidas entre veículos (28%) e/ou motocicletas (62%) chegam à instituição, localizada na Região Noroeste de Goiânia, todos os dias.
 
Como o Hugol é uma unidade para atendimentos de média e alta complexidade, os pacientes admitidos, em sua maioria, são politraumatizados, ou seja, com várias fraturas e lesões que exigem uma equipe multidisciplinar capacitada e especializada, equipamentos modernos para diagnóstico e terapia, centro cirúrgico ágil e resolutivo, Unidades de Terapia Intensiva e uma estrutura de acomodações para uma internação com conforto e qualidade.
 
Para o supervisor Médico de Ortopedia do Hugol, Carlos Eduardo Fraga, “o acidente é, geralmente, diferente de uma doença, pois a pessoa está saudável e em uma fração de segundos acontece uma situação que vai levar a um comprometimento muito grande na vida dessa pessoa, o que inclui todo o núcleo familiar e social”.
 
Leandro Silva Souza, 29 anos, deu entrada no Hugol, após um acidente de moto. O paciente conta que não esperava por isso [o acidente], e que o aprendizado com o ocorrido foi “andar com mais atenção, dirigindo para mim e para os outros, além de respeitar as normas de trânsito. Não pretendo andar de moto tão cedo de novo”.
 
Com o intuito de um demonstrativo, apesar de cada atendimento ter suas particularidades e desdobramentos clínicos, o hospital fez o quantitativo de procedimentos realizados em um único paciente adulto politraumatizado vítima de acidente de trânsito, escolhido de maneira aleatória. Foram 42 dias de internação, 739 procedimentos das equipes de profissionais da unidade, 8 procedimentos cirúrgicos, 20 exames laboratoriais, 17 exames de imagem, 1 transfusão sanguínea, além de todos os materiais e medicamentos inerentes a cada um desses procedimentos.
 
“As fatalidades existem, mas há uma grande parcela dos acidentes que pode ser evitada, pois são causados por imprudências, como o consumo de bebida alcoólica, o ato de falar ao celular enquanto dirige e as ultrapassagens perigosas. A prevenção é o principal”, explica o supervisor médico.
 
Prevenção
O Programa de Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito (Pare) é empreendido desde o início de 2016 pelo hospital e já orientou mais de 12 mil motoristas, tanto nas rodovias como na cidade. De acordo com o diretor Geral do Hugol, Hélio Ponciano, “com o Pare nas rodovias, o intuito é orientar os motoristas que estão saindo em viagem nos feriados prolongados, períodos com maior ocorrência de acidentes de trânsito, divulgando a mensagem “Um Pare pela vida’”. Ele completa que “o Hugol nasceu para fazer a diferença na comunidade, através da assistência de qualidade e de atividades de promoção e educação em saúde”.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351