Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

fiscalização

Secretaria do Meio Ambiente começa Operação Carnaval nesta sexta (24/02)

Foco será a proibição da pesca predatória | 23.02.17 - 20:22
A Redação

Goiânia -
 A Operação Carnaval 2017 começa nesta sexta-feira (24/02). Mais uma vez, a atenção está voltada para coibir a pesca predatória, seu armazenamento, transporte e o comércio irregular de peixes, apesar de as equipes de fiscalização também combaterem a caça e o desmatamento ilegal.
 
Este ano, além de atuar com mais intensidade na região do Vale do Araguaia, com blitze aquáticas e terrestres nas bacias do rio Araguaia, rio Vermelho, rio Crixás-Açu, rio Pintado e no Lago dos Trigres, a Operação Carnaval também terá maior presença no lago de Serra da Mesa. A decisão foi tomada a partir das denúncias de pesca ilegal no lago, e das operações realizadas anteriormente na região. Os fiscais também vão fazer rondas diárias para coibir a poluição sonora na cidade de Aruanã com a utilização de decibelímetros, equipamentos que medem o volume dos ruídos sonoros em decibéis.
 
Outra singularidade deste ano é que a Operação Carnaval vai terminar juntamente com a Piracema, período em que a pesca é proibida em todo o Estado. Desta forma, qualquer apreensão de pescado realizada durante a Operação Carnaval será enquadrada na lei que institui o período do defeso.
 
Nos últimos 4 anos, a quantidade de apreensões e autos de infração vem diminuindo no feriado de carnaval. Segundo a superintendente de Licenciamento e Qualidade Ambiental da Secima, Gabriela de Val Borges, parte dessa queda se deve à Lei da Cota Zero para transporte de pescados, em vigor desde maio de 2013, e ao Programa Araguaia o Ano Inteiro, que mantém equipes nos postos de fiscalização durante todos os meses.
 
Gabriela afirma ainda que os turistas e pescadores estão mais conscientes da importância de se preservar a biodiversidade e os recursos naturais do Cerrado, além de conhecerem melhor as imposições da Cota Zero e da Piracema. A Operação Carnaval termina na quarta-feira de cinzas. (Com assessoria)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351