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Em abril

Detran-GO passa a oferecer atendimento on-line a despachantes

Entenda como vai funcionar o serviço | 21.03.17 - 10:43 Detran-GO passa a oferecer atendimento on-line a despachantes (Foto: divulgação)
 
A Redação
 
Goiânia – A partir de abril, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) passa a realizar atendimento 100% on-line aos despachantes de Goiânia. De acordo com o órgão, um projeto piloto implantado na última semana vem mostrando resultados satisfatórios, gerando economia e acelerando a confecção de documentos como Certificado de Registro de Veículo (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
 
Atualmente, os profissionais pegam a documentação do usuário em seus escritórios e se deslocam até o Sindicato dos Despachantes (Sindego), onde montam o processo físico com as cópias da documentação e emitem as taxas dos serviços. Esse processo gerado no Sindego é enviado para o Detran-GO para ser analisado. Se estiver tudo correto, é gerado um comando para que a gráfica imprima o documento.
 
Com a virtualização, do próprio escritório, o despachante pode escanear a documentação, com certificação e assinatura digital, e fazer o upload do processo, que passa por conferência quase instantânea no Sindego e, posteriormente, no Vapt Vupt do Detran, onde uma equipe fica on-line das 7h às 19h para prestar o pronto-atendimento.
 
“O ganho de tempo é enorme. Nos serviços finalizados até às 10 horas da manhã e pagos até às 12 horas, por exemplo, conseguimos entregar o documento impresso no mesmo dia”, afirma o gerente de Tecnologia da Informação, Gustavo Vieira Tomás, responsável pela implantação da medida e treinamento dos despachantes.
 
Segundo o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier, o impacto da iniciativa será ainda maior no interior do Estado. “O despachante economizará papel e tempo. O Detran-GO não terá que pagar o translado desse processo físico, quando necessário, para Goiânia. Mas o maior ganho será da sociedade, que contará com o serviço mais ágil, pois hoje dependendo do município, um processo, quando necessita da documentação física, demora até dez dias para chegar à capital”, explica.
 
Os despachantes que estão participando do projeto piloto aprovam a mudança. “Minha expectativa é que facilite muito para a categoria. Teremos economia em tudo, em agilidade e até de papel. Teremos o processo todo no computador sem precisar de ficar arquivando aquela papelada”, comemora Júlio Faria.
 
Já o despachante Hugo do Santos Silva, que foi abordado ao virtualizar seu primeiro processo, afirma que teve facilidade e que a ferramenta é muito intuitiva. “Além da economia de não gastar papel, não teremos que ficar nos deslocando e vamos estar com o documento em mãos mais rápido”, diz.

Comentários

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  • 21.03.2017 15:59 Mirelle Cristina Lima

    Muito interessante esse sistema.

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