A Redação
Goiânia - A segunda fase da duplicação da GO-020, trecho Autódromo de Goiânia-Bela Vista de Goiás-Trevo de acesso a Piracanjuba, foi inaugurada pelo governador Marconi Perillo na terça-feira (4/4). O primeiro trecho, de Goiânia ao Autódromo, já havia sido entregue há um ano.
A obra, com 43,4 quilômetros de extensão, recebeu R$ 150 milhões em investimentos provenientes do Tesouro Estadual. É a primeira rodovia estadual em que a velocidade máxima pôde ser autorizada para 110 km/h.
Marconi, que disse ter conhecido Bela Vista na década de 1970, quando saiu de Palmeiras para visitar a mãe de um tio, lembrou o quanto era difícil o acesso ao município. “Não existia essa rodovia. Era demorado chegar aqui. Lama, poeira, muita ‘costela de vaca’. Não era fácil a vida de quem vivia em Bela Vista e tinha de ir para Goiânia”, lembrou.
A solenidade de inauguração, que contou com a presença do vice-governador José Eliton, de secretários de estado, de deputados estaduais e federais, e do senador Wilder Morais, iniciou em frente ao Autódromo e terminou em Bela Vista. Diretor-presidente do Laticínio Piracanjuba, César Helou, afirmou que muitos amigos e colaboradores da empresa, sediada no município, sofreram acidentes e perderam a vida na GO-020, antes da duplicação. “Hoje é um dia de festa para nós”, agradeceu.
"Essa obra é de grande envergadura exemplo pro país", afirmou a prefeita de Bela Vista, Nárcia Kelly, que presenteou Marconi com uma cesta de produtos fabricados por empresas instaladas no município. Em discurso, o senador Wilder Morais, engenheiro de profissão, afirmou que a duplicação “é uma obra de excelência, de qualidade, referência para o mundo inteiro”.
Presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Jayme Rincón afirmou que a inauguração da obra foi realizada após a liberação do tráfego porque a obra apresentou problemas na execução. Afirmou também que alguns trechos tiveram de ser refeitos, por determinação da Agetop, sem qualquer custo para o governo. “Notificamos a empresa, suspendemos a execução desse serviço, trouxemos técnicos de outros estados para que pudessem nos assessorar na execução desses problemas, que foram identificados, e apontadas as soluções”, afirmou.
A via recebeu também a instalação de defensas metálicas ao longo do trecho, bem como a sinalização horizontal e vertical e a construção de seis novas pontes, sobre o Rio Meia Ponte (140 metros de extensão), Córrego Caldas (75 metros), Córrego Sapé (50 metros), Ribeirão Olaria (50 metros), Ribeirão Aborrecido (50 metros) e Córrego Barreiro (50 metros). No trecho duplicado foram instalados 46 mil metros de defensas metálicas, nos dois sentidos da via, para maior segurança aos usuários em pontos considerados críticos.