A Redação
A Prefeitura de Goiânia inaugurou neste sábado (11/2) o condomínio habitacional Irisville, na região leste da capital. Com 391 casas, o empreendimento construído com recursos do programa Minha Casa Minha Vida comeá a receber cerca de 300 famílias já neste final de semana. De acordo com a assessoria da Secretaria Municiapl de Habitação, a expectativa é de que 20 famílias sejam transferidas para o residencial até o fim do dia.
Foram selecionadas famílias com renda de até três salários mínimos, residentes em Goiânia há mais de três anos e que não possuem imóveis. Nos próximos dez anos, os moradores do Irisville pagarão renda mensal de 10%. As casas têm aproximadamente 45 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Há ainda casas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, com portas mais largas, banheiro com barras de ferro para sustentação das pessoas com necessidades especiais.
Localizado às margens da GO-010, o bairro tem asfalto, água tratada e energia elétrica. De acordo com a Prefeitura de Goiânia, também será construído um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) e instaladas linhas de ônibus no residencial. Participaram da inauguração o prefeito Paulo Garcia e o secretário municipal de habitação, Paulo Borges.
Prefeito Paulo Garcia fez a entrega das casas para 300 famílias (Foto: Secom-Goiânia)
Durante a entrega das casas, o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), falou que está cumprindo os compromissos feitos com a populaçao de Goiânia. "A inauguração e a transferência dessas famílias para nós é um resgate e um compromisso do que nós havíamos feito com a população da capital e estamos realizando, que é a entrega de casas com dignidade para as famílias que verdadeiramente precisam", disse o prefeito.
De acordo com Paulo Garcia, o valor do investimento do residencial foi de aproximadamente R$ 39 mil por unidade. "Mas nesse valor está incluída, é claro, a infraestrutura que foi feita no local, com asfalto, energia elétrica, saneamento básico, dentre outras benefícios".
Após fazer a entrega simbólica das chaves à família da dona de casa Dorilene Santana, Paulo ressaltou a importância em levar à comunidade outras benfeitorias. "Nós, do poder público, precisamos fazer mais, não podemos somente entregar as casas e ponto final. Nós vamos trazer mais benefícios para essa comunidade", enfatizou o prefeito, referindo-se ao asfalto da entrada do residencial, que precisa ser concluído. "Vocês não merecem morar em um lugar tão bonito, mas que tem como chegada uma rua de terra. Assim que o período chuvoso passar, nós vamos concluir o asfalto que está faltando", prometeu.
Casas do Residencial Irisville, na região Leste de Goiânia (Foto:Secom Goiânia)
O secretário municipal de Habitação, Paulo Borges, disse que o papel da pasta da qual está à frente é justamente esse: disponibilizar moradia a quem precisa. "Todos nós aqui sabemos o quanto vocês lutaram para conseguirem adquirir essa nova casa", lembrou Paulo Borges, baseando-se no processo de seleção que, dentre outros, filtrou pessoas com renda de até três salários mínimos, residentes em Goiânia há mais de três anos e que não possuem imóveis. "Os novos moradores do Irisville pagarão 10% da renda mensal em um período de dez anos e vão morar em casas de aproximadamente 45 metros quadrados, que contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço". O secretário ressaltou ainda que os cômodos das casas contam com cerâmica, além da existência das casas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida.
A superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Marise Fernandes, disse que é uma alegria para o banco inaugurar mais um empreendimento em parceria com a Prefeitura de Goiânia. "Nós, da CEF, estamos sempre adeptos ao desenvolvimento urbano desse País, em Goiânia não será diferente, nosso desejo é que ainda entregaremos muitas casas em parceria com a prefeitura na capital", pontuou.
Sentada na porta de sua nova casa, Terezinha Alves da Cunha disse ter adorado a localidade de sua casa, que além dela, receberá mais quatro pessoas. "Minha casa está em frente à pracinha, não estou contendo minha felicidade e minha emoção". Também muito feliz com a nova casa estava Gerson Santana. "Estou casado há 13 anos e sempre morando de aluguel com minha esposa e meus dois filhos, não vamos mais precisar pagar aluguel, agora podemos dizer que temos algo, uma casa", concluiu Gerson, feliz da vida.