Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiânia

Semana dos Povos Indígenas leva debate à Jornada da Cidadania da PUC-GO

Evento termina neste sábado (27) | 26.05.17 - 18:07 Semana dos Povos Indígenas leva debate à Jornada da Cidadania da PUC-GO (Foto: Wesley Cruz/PUC Goiás)

Rafaela Bernardes

Goiânia -
A Semana dos Povos Indígenas é uma das novidades da edição 2017 da Jornada da Cidadania da PUC Goiás. Com o tema 'Biodiversidade, culturas e tecnologias como resistências contemporâneas', uma aldeia foi montada no Memorial do Cerrado e tem atraído centenas de visitantes que desejam conhecer um pouco mais da cultura e da história dos povos indígenas. Nos outros anos, a Semana foi realizada no mês de abril, quando se tem um dia em comemoração ao índio.  
 
Leia Mais:
Jornada da Cidadania faz 4 mil atendimentos jurídicos e na área da saúde
Missa em homenagem à padroeira de Goiânia abre Jornada da Cidadania 2017
Wolmir: Foco é promover o maior evento universitário de ação social do País
 
Coordenadora da Semana dos Povos Indígenas, a professora Verônica Aldé explica que o objetivo da universidade ao realizar o evento na Jornada da Cidadania é levar a temática a um público mais amplo. "Informações básicas sobre o tema indígena são omitidas na sociedade como um todo e, por isso, muita gente desconhece totalmente a cultura do índio. Aqui nós fornecemos informações aos visitantes através de palestras, oficinas e exposições", disse em entrevista ao jornal A Redação.  
 

Professora e coordenadora da Semana, Verônica Aldé. (Foto: Rafaela Bernardes/Jornal A Redação)
 
 
A coordenadora da Semana dos Povos Indígenas avaliou como positiva a iniciativa de levar a comemoração para a Jornada. "Um pequeno contato que seja com o índio já rompe a barreira do desconhecimento com relação a esses povos que estão aqui há mais de 12 mil anos", explicou. "De Norte a Sul do País, a gente observa que existe muito preconceito e pouca informação com relação ao povo indígena. Essa é uma questão política do nosso País". 

 

(Foto: Wesley Cruz/PUC Goiás)
 
Sobre a possibilidade da Semana ser realizada mais uma vez durante a Jornada da Cidadania, a professora disse que ainda é cedo para tal afirmação. "Não posso afirmar ainda, mas este ano foi muito positivo". 
 
O público que visita a Jornada da Cidadania, que acontece no Campus II da PUC, no Jardiim Mariliza em Goiânia, prestigia ainda várias atrações culturais que acontecem em todos os cantos dO evento. Ainda no Memorial do Cerrado, o público pôde assistir a uma apresentação cultural de música raiz. Veja vídeo:

 
 
A Jornada da Cidadania termina neste sábado (27/5) e envolve mais de três mil alunos e professores da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC). No evento comunitário são oferecidos centenas de atendimentos gratuitos à população e a expectativa é que mais de 100 mil pessoas passem pelo local. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351