A Redação
Goiânia - A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) inaugurou nesta terça-feira (30/5), em Goiânia, o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag). “O Instituto será a melhor entidade econômica e agropecuária do Brasil”, afirmou José Mário Schreiner, presidente da Faeg.
Ao lado de membros da diretoria, Schreiner apresentou a representantes ligados ao setor econômico e agropecuário de Goiás, as funções e os objetivos do instituto, além de como será desenvolvido o trabalho que vai contribuir para o fortalecimento da economia do estado. “Vamos ampliar e levantar dados, informações, estudos e pesquisas do setor agropecuário goiano e do Centro-Oeste”, destacou.
Fundado pela Faeg, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja Goiás), o instituto veio para suprir a falta de dados, informações e estudos confiáveis mais ágeis para que o produtor rural possa tomar suas decisões com base em estudos do setor. “Números, estudos e pesquisas são extremamente importantes para o setor agropecuário. O Ifag nasce da ideia de levantarmos dados econômicos, estatísticos para que o agro possa avançar em várias áreas do setor produtivo”, disse Schreiner.
Sobre análises de mercado, o Ifag vai trabalhar na elaboração de estudos e pesquisas para auxiliar o setor agropecuário de Goiás. “Inicialmente, trabalharemos no levantamento de cotações dos principais produtos agropecuários de Goiás, no cálculo do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), levantamento dos custos de produção dos principais produtos agropecuários desenvolvidos em Goiás, dados do mercado atacadista e varejista dos principais produtos derivados do setor agropecuário, entre outros”, explicou o gerente de Estudos Técnicos e Econômicos da Faeg, Edson Novaes.
Também será papel do instituto elaborar boletins de mercado agrícola e pecuário, além de estudos e preparação dos perfis agropecuários dos municípios goianos, entre outros. “Os dados serão divulgados por meio de relatórios produzidos diariamente, semanalmente e mensalmente por uma equipe técnica qualificada, atuando para a elaboração dos estudos e pesquisas”, disse Novaes.