Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Homenagem

Casag: José Hermano Sobrinho deixa notável legado à advocacia goiana

Advogado faleceu aos 95 anos | 08.07.17 - 10:58 Casag: José Hermano Sobrinho deixa notável legado à advocacia goiana (Foto: divulgação)
A Redação 
 
Goiânia - A Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) fez uma homenagem a José Hermano Sobrinho, o então advogado goiano mais velho em exercício que faleceu na quinta-feira (6/7). Por meio do presidente Rodolfo Otávio Mota, a Casag lamentou profundamente sua morte e desejou à família força e serenidade em momento de tamanha dor. 
 
"José Hermano Sobrinho é um exemplo a todos nós, advogados. Para a Casag, especialmente, é uma honra ter o nome e o trabalho de José Hermano escrito nas páginas de nossa história. Além de ex-presidente, ele foi um dos fundadores da Caixa de Assistência no estado de Goiás, tendo sido um dos primeiros a levantar a bandeira em defesa da advocacia, lutando sempre por mais dignidade e melhores condições de trabalho a todos nós", conta Rodolfo.
 
Confira o comunicado divulgado pela Casag:
 
“Para ser um bom advogado é preciso, antes de mais nada, ser um bom cidadão”. O conselho direcionado aos jovens profissionais do Direito foi dado por um dos principais nomes da advocacia goiana nas últimas sete décadas: José Hermano Sobrinho. O advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Goiás (OAB-GO) sob o número 358, exerceu brilhante carreira jurídica no estado e acumulou vasto currículo, tendo sido juiz do Tribunal Regional Eleitoral, procurador federal e advogado militante desde 1947. José Hermano faleceu nesta quinta-feira (06), deixando esposa, dois filhos, seis netos e um incomparável legado nas Ciências Jurídicas.
 
Em julho de 2016, a assessoria de imprensa da Casag realizou entrevista com o advogado onde foi narrada parte de sua trajetória ao contar a história do desenvolvimento da própria atividade advocatícia no estado. Espectador e participante ativo de grande parte desta história, José Hermano foi um dos responsáveis pela criação da Universidade Federal de Goiás, vice-presidente da OAB-GO, presidente da CASAG e um dos fundadores da entidade, tendo ocupado cargo na primeira Diretoria eleita ainda em 1947.
 
O advogado nasceu em Itaberaí, no interior do estado, em 03 de outubro de 1921, filho de Manuel Hermano e Archângela Hermano. Segundo relato, sua família era originária do “Norte”, do município de Natividade (no atual estado do Tocantins), e mudou-se para Goiás enquanto estava sendo gerado em função das sangrentas disputas de São José do Duro, narradas pelo escritor Bernardo Élis na obra O Tronco.
 
José Hermano e seus oito irmãos passaram a infância na Cidade de Goiás, onde iniciaram os estudos. Em dezembro de 1937 mudaram-se para Goiânia. A atuação de José Hermano na advocacia teve início logo após sua inscrição na OAB-GO, quando se tornou representante de importante caso do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil contra o estado. Os primeiros passos de louvor prenunciavam as décadas seguintes de sua atuação jurídica.
 
Em defesa da advocacia
Um dos destaques da atuação de José Hermano no Direito foi sua aguerrida defesa da classe, desde os primórdios de sua formação. Tão logo foi aceito nos quadros da OAB-GO, o advogado seguiu os passos da irmã Amália Hermano Teixeira – jornalista, pesquisadora, botânica, poeta e um dos principais nomes das Ciências Jurídicas em todo o estado – e passou a acompanhar de perto as reuniões e decisões do Conselho Seccional da entidade.
 
À época, a OAB-GO exercia funções muito modestas se comparadas às atuais e a CASAG, por sua vez, já havia sido criada por decreto, mas sequer assumia quaisquer atividades na prática. Foi durante a escolha da primeira Diretoria da entidade que José Hermano iniciou suas atividades na política classista, ao compor a mesa diretiva responsável por formular as primeiras atribuições para a Caixa de Assistência.
 
O advogado contou durante a entrevista que a principal função da CASAG, por muitos anos, foi o pagamento do pecúlio por morte ou invalidez. “Já era muito utilizado naquela época, mas não tinha a dimensão de hoje. A CASAG era apenas um acessório da OAB, sem a autonomia que conquistou depois”, lembrou.
 
Neste período, todo o patrimônio do sistema OAB consistia no lote na esquina da Av. Goiás com a Rua 1, que viria a se tornar a primeira sede da Ordem e da Caixa de Assistência em 1956, onde hoje está o “Meu Escritório”. A difícil e longa construção da primeira sede foi acompanhada de perto por José Hermano, então Diretor Secretário-Geral da CASAG, que atuou não apenas no planejamento do primeiro espaço destinado à advocacia como também foi responsável por aspectos técnicos da obra.
 
Durante a entrevista realizada em julho de 2016, pedimos a José Hermano Sobrinho que deixasse um conselho aos profissionais menos experientes e sua primeira observação já dava mostras da importância da atividade e do orgulho que sentia em ser advogado: “A advocacia é uma arte”. Completou: “A principal exigência para ser advogado é ser honesto! A primeira coisa é ser honesto, a segunda é ter um pouco de conhecimento das Leis e a terceira é adquirir a prática. Com essas três coisas o advogado faz a defesa da sociedade, a defesa do indivíduo e do patrimônio. São aspectos indispensáveis para fazer a Justiça. Para ser um bom advogado é preciso, antes de mais nada, ser um bom cidadão. Ah, também precisa ter vontade de trabalhar! O resto é acessório”.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 12.07.2017 12:33 Tania Fleury

    Pessoa admirável! Vai fazer muita falta a todos que tiveram o privilégio de conviver com ele!

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351