Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde

Cidade de Goiás recebe atendimento da oficina ortopédica itinerante do CRER

Ação vai ocorrer de 2 a 5 de outubro | 28.09.17 - 17:50 Cidade de Goiás recebe atendimento da oficina ortopédica itinerante do CRER (Foto: Eduardo Castro)
A Redação
 
Goiânia - A população da cidade de Goiás será beneficiada, entre os dias 2 e 5 de outubro, com os serviços da oficina ortopédica itinerante terrestre. Os atendimentos serão realizados no Centro Especializado em Reabilitação (CER), local onde o caminhão ficará instalado.  A ação é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), com a gerência técnica do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER).
 
Os serviços são realizados em um caminhão adaptado à produção de órteses, próteses, coletes ortopédicos, calçados para pés neuropáticos. O veículo também permite a confecção de adaptações, ajustes, e alguns consertos em dispositivos já utilizados pela população, cujo acesso à oficina ortopédica fixa do CRER é comprometido pela distância e regulação dos serviços. 
 
A cidade de Goiás é o segundo município que vai receber os atendimentos da oficina ortopédica itinerante.  Os serviços iniciaram no mês de agosto na cidade de Ceres, e em apenas cinco dias a oficina ortopédica itinerante realizou 306 atendimentos e dispensou 467 dispositivos ortopédicos. O atendimento é integralmente ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, dez caminhões foram distribuídos pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil.
 
O caminhão adaptado percorre cidades do Estado de Goiás, sendo prioritárias inicialmente, as mais populosas e designadas como pólos aos demais municípios, que possuem ou não Centros Especializados em Reabilitação (CER). Para o atendimento, o serviço conta com um carro de apoio e uma equipe especializada formada por quatro técnicos ortopédicos, sendo um sapateiro; três auxiliares de órteses; um fisioterapeuta e três motoristas.
 
A oficina ortopédica itinerante terrestre está vinculada ao CRER, por já possuir oficina ortopédica fixa habilitada pelo Ministério da Saúde. O Centro de Reabilitação é reconhecido como Centro Especializado em Reabilitação nível 4 pelo Ministério da Saúde (CER IV) e atende os quatro tipos de deficiência: física, auditiva, visual e intelectual.
 
Segundo o gerente da oficina ortopédica do CRER, Alysson Alvin Campos, a oficina ortopédica itinerante amplia o acesso e qualifica o atendimento às pessoas com deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de órteses e próteses com foco na organização da Rede de Atenção à Saúde. “O serviço vai garantir a indicação de dispositivos assistivos, bem adaptados, adequados ao ambiente físico e social dos usuários, ampliando a integração e articulação dos serviços de reabilitação com a Rede de Cuidados À Pessoa com Deficiência no Estado de Goiás”, destacou. 
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351