Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

MODERNIZAÇÃO

Pioneirismo de Goiás com CNH Digital é destaque na imprensa nacional

Escolha foi feita pelo Ministério das Cidades | 11.10.17 - 18:37 Pioneirismo de Goiás com CNH Digital é destaque na imprensa nacional (Foto: Divulgação)

A Redação

Goiânia -
Goiás é o primeiro Estado brasileiro a adotar a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e). A escolha foi feita pelo Ministério das Cidades, obedecendo ao critério de avanço digital, onde o Estado de Goiás, através do Detran, tem sido exemplo no Brasil. O pioneirismo mereceu grande destaque nos meios de comunicação brasileiros. 
 
A partir de fevereiro de 2018 a nova ferramenta digital estará disponível para os motoristas de todo o país. O ministro Bruno Araújo explicou que Goiás foi escolhido devido à “eficiência que o Denatran enxerga no Detran de Goiás”.
 
A notícia teve enorme destaque na mídia nacional: Exame (Editora Abril), G1, Estadão, UOL, Terra, Serpro, Folha de São Paulo, canais do YouTube, televisões, Brasil Caminhoneiro, Folha do Estado, Diário de Goiás, A Redação. A CNH-e foi desenvolvida pela Serpro, empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação.
 
O Serpro reproduziu o lançamento da CNH-e e enfatizou o pioneirismo de Goiás na digitalização de serviços prestados à população. “A modernização da infraestrutura de atendimento do Detran é uma prioridade para a nossa administração. E o Serpro está atuando junto aos governos na missão de agregar tecnologia aos serviços públicos voltados ao cidadão”, afirmou Marconi Perillo. 
 
Essa ideia de devolução também é destacada pelo presidente do Detran/GO, Manoel Xavier. “É uma tecnologia que veio para revolucionar o relacionamento do setor público com o cidadão. Temos avançado muito no sentido de acompanhar as demandas sociais e já contávamos com o processo de habilitação 100% digital, sem uso de papel ou processo físico”, salientou.
 
O Estadão on-line informou que para obter a carteira digital “os condutores deverão ter a nova CNH, emitida desde maio deste ano. O documento possui QR Code, código para ser lido por aparelhos eletrônicos”.
 
Segundo o Portal Terra, a nova ferramenta está disponível para “os sistemas operacionais Android e iOS”, e faz parte “de um processo de digitalização do Detran-GO”. A reportagem mostrou ainda que, no futuro, “essa mudança também vai permitir mais agilidade nos processos, principalmente, de primeira habilitação, com o órgão prometendo que um candidato aprovado poderá ter a Permissão Para Dirigir em apenas 12 horas, sem precisar aguardar a chegada do documento pelo correio ou buscar pessoalmente no órgão”.
 
O Site Brasil Caminhoneiro alertou os motoristas de Goiás, inicialmente, que tenham “cuidado ao baixar aplicativos que aparecem com nomes relacionados à CNH digital. Sem querer, você pode fazer download de arquivos maliciosos, que podem danificar seu celular ou comprometer suas informações pessoais”.
 
Goiás digital
O governador Marconi destacou que a partir deste mês Goiás entrará pra valer no governo digital. “Este mês vamos acabar com papéis em toda a administração. É mais um avanço que nós vamos registrar no Estado. Goiás continuará avançando no sentido de garantir agregação tecnológica em todas as áreas de atuação do poder público”, observou. 
 
A respeito da CNH-e,  afirmou que “a modernização da infraestrutura de atendimento do Detran de nosso Estado é uma prioridade para a administração, demonstrando compromisso com a eficiência e com a transparência dos procedimentos”.
 
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351